Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 14 de junho de 2011, 16h41
Lamentável

Apesar do propósito, Marcha para Jesus deixa muito lixo durante evento em Cuiabá


Alberto Romeu
Redação/PlantãoNews

Certamente é inquestionável o propósito do evento evangélico denominado Marcha para Jesus [ promovida pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Mato Grosso] realizado no último sábado em Cuiabá, em sua 18ª edição, quando reuniu milhares de pessoas, numa grande maioria jovens, que teve concentração na avenida Mato Grosso, seguiu pela avenida Rubens de Mendonça chegando na Praça das Bandeiras, na mesma avenida, próximo do Grande Templo e da sede do Palácio Paiaguás e outros órgãos públicos. No local foi instalada uma boa estrutura de palco e som, o que possibilitou qualidade na apresentação das bandas gospel que se apresentaram, bem como na fala dos pastores que pregaram para a fervorosa multidão de fiéis. 

Entretanto, a marca deixada após o evento não agradou quem esteve na Praça das Bandeiras no domingo pela manhã, quando depararam com uma grande quantidade de lixo em todos os pontos do logradouro. Nem mesmo a piscina na fonte d'agua foi preservada. Nos jardins havia restos de comida em pratos descartáveis, jornais, impressos promocionais, garrafas plásticas e a grama pisoteada.

A situação não era muito diferente ao longo do trajeto por onde passou os fieis que tinham à frente um grande caminhão de som que conclamava a todos para o evento. Na avenida do CPA um extenso engarrafamento foi formado, mas a causa era justa - segundo um motorista que seguia pacientemente. O resultado porém após a passagem das pessoas também não era nada agradável.

Desde a avenida Mato Grosso, ponto de concentração do evento, muitas garrafas de água vazias, copos descartáveis, panfletos sobre eventos que vão ocorrer nos próximos dias com o pastor Lázaro tomavam conta das calçadas, meio-feio e até canteiros de lojas comerciais. Na avenida do CPA a cena não era diferente, talvez pior, já que na subida do Hospital Amecor havia muito mais lixo deixado para trás. Mais adiante, perto do Supermercado Comper o canteiro central também tinha lixo e, mesmo em frente a seda da Secretaria de Fazenda do Estado (sentido contrário) pode se observar um quadro desagradável.

Na Praça das Bandeiras nem mesmo o palco montado estava diferente. Muitos copos de água vazios e inclusive marmitex com restos de comida foram encontrados na manhã de domingo. No jardim, ao lado, a cena era idêntica.

Um rapaz que desmontava os equipamentos comentou que para tal tipo de evento o quadro era negativo. _ Não poderia ter ficado assim, observou.

Por volta de 9h30 três rapazes chegaram ao local para pratica esportiva com bike's mas ao se depararem com o cenário ficaram assustados. Um deles disse que não daria para fazer manobras pois o lixo poderia resultar em quedas e, mesmo limpando alguns pontos, não foi possível continuar e resolveram ir embora.

Hoje, segunda-feira, por volta de 9h00 equipes de limpeza (aparentemente não da prefeitura de Cuiabá) amontoavam o lixo e ainda por volta de 15h00 muita coisa ainda não havia sido retirada da praça.

O evento contou com o apoio do Governo do Estado, da secretaria de Cultura e da prefeitura de Cuiabá. Foram instalados banheiros químicos e pontos de vendas de água, refrigerante e alimentos - como espetinhos, quando vários sacos de carvão vazios ficaram jogados nas calçadas da Praça das Bandeiras. Não se constatou a existência de lixeiras na área do evento, o que para um cidadão que estava na praça "isso não se justifica, pois houve total falta de cidadania" - reclamou, alegando que ele e sua família não mereciam conviver com tal situação. "Alguém tinha que prever isso. Alguém teria que se preocupar com o pós evento" - disse o homem que, por sua vez, elogiou o propósito do Marcha para Jesus.



Fale com o PlantãoNews:
romeu@plantaonews.com.br
65 8431 3114

  



15/06/11, 12:21
Marcio Silva disse:

Verdade a situação era lamentavel, pois sou um dos tres rapazes que estiveram buscando um treinamento com bikes, ficamos horrorizados, pois nunca havia visto tanto lixo assim, acredito que a consciencia no que diz respeito a preservação fico um pouco de lado,,, mas paciencia... ainda teremos uma sociedade consciente e mas educado para um futuro melhor. www.bmxmt.com.br

14/06/11, 10:28
gilberto disse:

sou evangélico, totalmente favorável a tais eventos mas somos chamados p/ fazer a diferença, portanto é ijustificável o que se observou e eu credito a isso o fato de que muitos pastores estão abrindo mão da obrigação colocada por Deus de pastorear suas ovelhas e pastorear significa orientá-las no sentido de ser exemplo, de ser sal e luz e por isso temos visto tantos atos que pretendiam honrar a Deus mas acabam por envergonhar o evangelho. meu total repúdio à falta de pastoreio desse rebanhão. ~darão contas diante de Deus pelo mau exemplo. faltou sabedoria... busquem na Palavra e em Deus na próxima vez.. em tempo: pastoreiem Vossos rebanhos, insteos a tempo e fora de tempo! Não barateiem o evangelho e a Cruz!! Que Deus abençoe a todos e vos conceda sabedoria e conversão genuína!!


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114