Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 14 de junho de 2011, 19h40

Sanecap promove palestra educativa na Lagoa Encantada


Pelo menos duas vezes por semana a equipe da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE da Lagoa Encantada recebe visitas de estudantes no auditório “Engenheiro Gonçalo Almeida” para conhecer de perto o processo de captação e tratamento de esgoto.

Ontem à tarde (13) foi a vez dos estudantes da Escola Primeiros Passos de Várzea Grande realizarem uma visita técnica à ETE Lagoa Encantada. De acordo com a professora de Ciências, Simone Franz de Souza, que acompanhou o grupo, a iniciativa contribui com o aprendizado e conscientização ambiental das crianças.

“Esta visita in loco à ETE ajuda as crianças a entenderem o que aprenderam em sala de aula. Eles entendem a importância da preservação e economia da água, pois descobrem que existe todo um investimento público que é feito para a água chegar até suas casas, com qualidade”, explicou a professora.

Segundo Simone Franz, a educação ambiental e os cuidados com o meio ambiente devem ser ensinados desde cedo aos pequenos. Conforme a professora, a atividade extraclasse é uma obrigatoriedade no currículo disciplinar das escolas. “São temas transversais que são trabalhados em todas as disciplinas da escola. Temas atuais como a educação ambiental que devem ultrapassar o limite acadêmico e teórico para trazermos para o mundo real das crianças”, disse.

O aluno João Vitor Pinheiro, de 10 anos, questionou o palestrante sobre a utilização da água como lavar calçadas, lavar louças e até mesmo o descarte de papel higiênico na privada.

Para o palestrante e biólogo, Carlos Roberto Abrão Nassarden, a educação ambiental das crianças é um exercício do papel social. “Não se pode jogar óleo de cozinha, papel higiênico ou absorvente dentro dos vasos sanitários e acionar a descarga. Vocês vão ver que isso pode entupir os canos que levam água para o processo de tratamento do esgoto que retorna aos rios. Portanto, devemos fazer a nossa parte e jogar os descartes no lugar correto”, ensinou.

Visita Técnica na Lagoa

O biólogo Carlos Roberto Nassarden orientou os estudantes quanto à utilidade da ETE da Lagoa Encantada e sobre os cuidados e utilização de forma racional da água. Após a palestra, com duração aproximada de 30 minutos, o biólogo realizou uma caminhada com o grupo para apresentar toda a área da Lagoa, como o Viveiro, as lagoas de tratamento de esgoto e o laboratório de análises da água. “A experiência para as pessoas que ainda não conhecem o destino do esgoto se torna incrível e interessante para os alunos”, ressaltou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114