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A decisão sobre a implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá está nas mãos do governador Silval Barbosa. Os estudos de viabilidade técnica realizados por técnicos portugueses está concluido e foi entregue ao presidente da Agecopa, Éder Moraes que, inclusive definiu sua posição com relação à instalação do modal. O anúncio do governador pode ser feito hoje, sexta-feira ou na próxima semana - possivelmente na quinta-feira -, no retorno da delegação mato-grossense que irá à África do Sul para buscar informações e experiência sobre organização do Mundial.
"Minha decisão pessoal está tomada. Os estudos já foram concluidos, estão analisados e já foram encaminhados para o governador. Ele é quem vai decidir sobre o novo modal do transporte coletivo de Cuiabá para a Copa", declarou o presidente da Agecopa, Éder Moraes em entrevista à imprensa na manhã de hoje (17). Éder Moraes se esquivou de dar qualquer pista sobre o que achou dos estudos. Embora já seja pública sua preferência pelo VLT, ele não quis se posicionar desta vez.
A escolha pelo VLT dependia da apuração do custo do preço da tarifa para os usuários do transporte coletivo. A instalação do sistema custaria em torno de R$ 700 milhões, conforme uma fonte ligada ao estudo de viabilidade. Já o custo de implantação do BRT está fechado em R$ 420 milhões. Vale ressaltar que o BRT carece de uma manutenção completa a cada cinco anos, enquanto o VLT pode operar por até 20 anos sem precisar da troca dos equipamentos. O sistema de trilhos ainda demandaria menos custos e traumas com desapropriações. No entanto, o que pesa a favor do BRT é o custo da passagem que seria mais barata para o usuário. Um dos dois modais deve ser implantado em Cuiabá a partir deste ano.
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