Cuiabá | MT 01/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 20 de outubro de 2011, 17h07

Seriedade e qualidade das obras da Copa foram destacadas durante evento em Cuiabá


As informações apresentadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) deram o tom do Road Show 2014 – 3 anos para a Copa no Brasil, promovido pelo Sindicato Nacional das empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), em Cuiabá. Os arquitetos e engenheiros da Secopa, Marcelo Oliveira (secretário adjunto de Infraestrutura); Rafael Detoni (coordenador de Mobilidade Urbana) e João Paulo Curvo (coordenador de obras da Arena Pantanal) mostraram o andamento das obras e projetos.

O secretário adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo Oliveira, representou o Governo do Estado e falou diretamente aos arquitetos e engenheiros presentes no evento sobre a preocupação com a qualidade e a seriedade que tem marcado a condução deste processo. Um exemplo sobre os cuidados que vêm sendo adotados é a intervenção que ocorrerá na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). A canalização do córrego da Prainha ocorreu há trinta anos e terá que sofrer uma grande intervenção. “A minha preocupação não é somente com a obra de cima, mas é com o que está embaixo, por isso tudo tem que ser muito bem planejado e executado”, disse o secretário-adjunto. A Prainha será um dos corredores do VLT, o novo modal de transporte público.

Marcelo Oliveira assume que é um desafio, mas que a execução da Copa em Cuiabá está sendo feita com planejamento e racionalização, para que o legado seja significativo em termos de dotar a Capital de infraestrutura urbana adequada. “Cuiabá precisava disso, a Copa é um presente que estávamos merecendo há muito tempo. Queremos fazer desta Copa não só a melhor, mas a Copa mais limpa no Brasil”, disse o gestor se referindo à transparência na aplicação dos recursos públicos.

ARENA PANTANAL – Cuiabá é uma das três cidades-sede mais adiantadas no quesito Estádio. O projeto da Arena Pantanal, com premiação internacional, e o desenvolvimento da obra foram elogiados durante as apresentações. O engenheiro responsável pela obra da Secopa, João Paulo Curvo, fez uma apresentação que foi reforçada pelo arquiteto Sérgio Coelho da empresa GCP Arquitetos.

Todos os detalhes sobre o projeto e a execução da obra, hoje com 30% concluída, foram apresentados aos participantes. A reconstrução do estádio foi necessária tendo em vista a existência de laudos técnicos que atestavam as más condições da estrutura que suportava as arquibancadas - fato comprovado durante a demolição. A distância da Arena Pantanal ao aeroporto, oito quilômetros, e a localização privilegiada, cercada por hospitais, policlínica, Bombeiros e Polícia Civil foram fatores que justificaram a reconstrução do estádio no mesmo local.

O secretário adjunto destacou que Cuiabá saiu na frente pela busca da certificação LEED, o selo verde da construção, e agora passou a ser uma exigência do BNDES para a liberação dos financiamentos. “Técnicos dos outros estádios estão vindo a Cuiabá para conhecer o modelo adotado por Cuiabá”, comentou Marcelo OLiveira.

TURISMO – O presidente do Sinaenco, Maurício De Lana, abriu o Road Show fazendo menção a uma visita ao Pantanal há cerca de vinte anos e as lembranças que ficaram com as imagens dos jacarés e pássaros. O secretário adjunto Marcelo Oliveira também reforçou que o grande legado da Copa para Mato Grosso será o fomento no turismo nacional e internacional. “Nós precisamos mostrar o Estado de Mato Grosso, temos aqui o Pantanal, a maior planície alagada do mundo”.

Os empresários da rede hoteleira mostraram preocupação com a situação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães com o fechamento das visitas aos pontos turísticos.

Os organizadores do evento elogiaram a participação de Cuiabá. Segundo o diretor de Marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada, Cuiabá foi a cidade com maior participação no Road Show. “Cuiabá é uma cidade especial e mostrou interesse pela Copa do Mundo”.

Participaram do evento estudantes, engenheiros, arquitetos e empresários. O arquiteto urbanista e cuiabano, José Antônio Lemos acompanhou as cinco horas de apresentações. Ele, que se define como um entusiasta da Copa, está apreensivo com o andamento das obras do aeroporto, mas continua otimista. “ A Copa vai trazer um grande legado para nós, geração de emprego e renda, crescimento do turismo e da economia”, disse o arquiteto.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114