Cuiabá | MT 03/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 16 de dezembro de 2011, 17h38

Deputado repudia fato envolvendo Secopa e Crea em Mato Grosso


Alberto Romeu
Redação*

"Lamento e repudio veemente o incidente ocorrido, nesta quinta-feira (15.12), quando três engenheiros do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT) foram impedidos de entrar no ônibus que levaria uma comitiva formada por jornalistas, deputados e profissionais da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para vistoriar obras do projeto de mobilidade urbana em execução na Capital. A ação foi silenciosa, injustificável e que desperta repúdio e indignação" diz nota enviada ao PlantãoNews pelo deputado estadual Zeca Viana, que ocupa a vice-presidencia da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa de 2014 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

"É preciso esclarecer que os engenheiros foram convidados para a vistoria, via ofício, pela Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa de 2014 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da qual sou vice-presidente. Tal convite foi culminado por um requerimento, de minha autoria, por acreditar que o Crea é um órgão sério, independente e com profissionais credenciados para fiscalizar as obras da Copa e dar total transparência ao processo" - diz.

Enfatiza o deputado,  "por motivos alheios à compreensão, ao se apresentarem prontamente ao chamado da sociedade, os engenheiros não embarcaram com a comitiva. E é por este motivo que venho a público repudiar o fato e fazer o registro de desculpas aos membros do Crea, em especial, aos engenheiros Arquimedes Pereira Lima Neto, Jesse Rodrigues de Barros e Albeci Davi dos Reis, bem como ao presidente Tarcisio Bassan".

"Vou apurar este incidente pois meu compromisso é com a sociedade e com esses profissionais. Se existem forças contrárias à transparência na lida com a 'Coisa Pública' e que queiram impedir a fiscalização do dinheiro público, serei uma barreira a este movimento. E convoco o secretário da Secopa, Éder Moraes - que assim como eu fazia parte da comitiva - a se pronunciar sobre o caso e, também, a apurar os fatos. Alguém impediu os engenheiros de fazer a vistoria e vamos descobrir quem foi" - anuncia Zeca Viana.

O parlamentar salienta ainda que "espera que em 2012 possamos contar com a confiança e o apoio do Crea para manter a sociedade informada sobre as obras que estão sendo realizados em Mato Grosso -- com o dinheiro público -- para preparar Cuiabá e Várzea Grande para os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014" e conclui dizendo "não ter dúvida que o Governo do Estado tem capacidade de gerir os recursos e transformar Mato Grosso em uma das melhores sedes do Brasil. Mas este trabalho deve ser feito à luz da sociedade e o Crea pode emitir relatórios para esclarecer melhor as ações. Pois só podemos deixar um legado da Copa à população: obras bem feitas e a custo justo" - conclui.

O secretário extraordinário da Copa do Mundo 2014, Eder Moraes, também enviou nota onde contesta o fato, dizendo que a informação foi divulgada por um jornal e sites da Capital. O fato, na verdade, tornou-se público pela própria direção do CREA em Mato Grosso, através do presidente Tarciso Bassan, que tratou do fato como "constrangedor".

Eder diz na nota que considera pouco provável  [que o fato tenha ocorrido], e que não teve conhecimento e muito menos qualquer participação. "Até porque a visita foi uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento da Copa do legislativo estadual e não caberia ao secretário autorizar ou vetar qualquer participação, já que tratava-se de um evento de outro Poder".

O secretário reforça que "representantes do Crea, instituição que integra o Conselho de Acompanhamento da Copa do Mundo instituído na Secopa, estão convidados para ir em todo e qualquer evento da pasta, bem como nas inspeções às obras".

Segundo Eder, entidades como TCE, TCU, AGU, AGE, auditorias independentes, MPE, MPF, OAB, AL e vereadores têm livre trânsito para vistoriar as obras. A Assessoria do deputado Sérgio Ricardo também nega o "veto" aos engenheiros atribuído ao secretário Eder, o que pode ser confirmado diretamente com os auxiliares do parlamentar que coordenaram a visita às obras

Com assessorias.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114