Cuiabá | MT 03/05/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 17 de dezembro de 2011, 19h40

Senai-MT qualifica mais de 400 quilombolas na baixada cuiabana


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) qualificou nos últimos dois anos mais de 400 quilombolas em comunidades rurais de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, ambos municípios da baixada cuiabana. Por meio do projeto Senai Itinerante, ônibus-escola e kits didáticos estiveram nestas localidades para levar gratuitamente capacitação profissional nas áreas de tecnologia da informação e da construção, beneficiando homens, mulheres, jovens, adultos e idosos que antes disso nunca haviam tido oportunidade de qualificação in loco. "É um sonho realizado. Graças ao Senai eu tive oportunidade de estudar aqui na comunidade, pois é muito difícil sair daqui para ter acesso à qualificação. Muita gente tem que ir até Cuiabá ou a Poconé, e pagar caro pelo curso de informática", comenta Eva Felic idade de Pinho, 46 anos.

Em 2011 e 2010, o Senai-MT esteve nas comunidades Campina de Pedra, Jejum, Chumbo e Laranjal (Poconé) e na localidade de Mata Cavalo (Nossa Senhora do Livramento), onde foram oferecidos os cursos de Operador de Microcomputador, Pedreiro em Alvenaria, Pintor de Obras e Eletricista Instalador Predial, operacionalizados pela Escola Senai da Construção. "É gratificante realizar este trabalho com as comunidades quilombolas, pois, além de serem muito comprometidos, são pessoas que realmente precisam de qualificação disponível onde moram. Para eles, fazer um curso do Senai é uma experiência única, uma chance que eles abraçam como oportunidade de vida", destaca o gerente da Escola Senai da Construção, Nilson Luiz da Silva.

A última formatura deste ano foi em Chumbo, no dia 12 de dezembro, quando 72 estudantes receberam os certificados de conclusão do curso Operador de Microcomputador. A qualificação de 160 horas mudou as perspectivas profissionais dos quilombolas da região e despertou neles um sentimento maior de esperança. "Agradecemos muito ao Senai pela oportunidade, pois agora estamos mais otimistas, acreditando que temos mais chances de conseguir empregos melhores", conta Eleny Rosa, 39 anos. É o que diz também Lenelice Maria Santos, 31. "Todo emprego hoje em dia pede conhecimento em informática. Para mim foi tudo novo, achava quem nem conseguiria aprender, mas vi que não é um bicho de sete cabeças", conta.

Eleny, que é vice-presidente da Comissão Quilombola de Chumbo e estudante de Pedagogia, conta que, antes do curso na área de tecnologia da informação, dependia da ajuda dos colegas para fazer os trabalhos da faculdade a distância. "Eu não tinha conhecimento algum, me ajudou muito, hoje não preciso mais que meus amigos digitem os trabalhos para mim". Ela destaca também que o acesso à qualificação dentro da comunidade sempre foi uma das lutas da população, pois o histórico dos moradores é o de deslocar-se até Poconé ou Cuiabá para buscar formação profissional.

E justamente para superar esta dificuldade de acesso que o Senai Itinerante atua em comunidades onde não há unidades fixas do Senai-MT. "Visitamos as lideranças comunitárias, verificamos as demandas por qualificação. É importante conhecer o local para levar capacitação que realmente atenda às necessidades locais, e também para saber como é a realidade da região e definirmos a logística da oferta do curso, que inclui a disponibilização das unidades móveis e de professores, por exemplo", explica o coordenador do projeto na Escola Senai da Construção, Luiz Marcos Cândido. Este trabalho é realizado por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas, cujo objetivo é promover a universalização do acesso à Educação Profissional, contribuindo para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência, baixa-renda ou a grupos que sofrem vulnerabilidade e/ou exclusão social.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114