Cuiabá | MT 28/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 16 de fevereiro de 2012, 15h14

Educação se reúne para definir política de formação cidadã


A Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Equipe de Formação Continuada apresenta durante três dias – de quarta a sexta-feira – um esboço da política do ciclo de formação cidadã para o ensino fundamental da rede municipal de ensino. O encontro, que acontece na sede da Universidade Aberta do Brasil em Várzea Grande, reúne o setor de gestão pedagógica e também membros do Conselho Municipal de Educação.

Segundo Ludimila da Matta, da equipe de formação continuada, serão apresentadas as diretrizes para a organização do ensino em ciclo da rede municipal de ensino. “Vamos debater grade curricular, formas de avaliação do trabalho pedagógico. Também trataremos da reorganização do espaço físico, do tempo do professor na escola. Cada detalhe para formar um todo”, frisa.

Para o secretário municipal de educação Odenil Sebba, a reunião está sendo importante para esclarecer e principalmente definir a política educacional para o município.

Ele destaca que o ensino é um misto de ensino ciclado e seriado, causando confusão nas unidades educacionais. Além da expedição de documentos com dados trocados, muitos profissionais da educação acreditam que uma escola tem que ter uma sequencia – de ciclo ou série – do início ao fim.

“Nossa proposta começa com o primeiro ciclo que envolve três fases. A partir dos 9 anos de idade, o aluno inicia a 3ª série até a 8ª série, ressalta. O titular da pasta esclarece que aumentou o período obrigatório do ensino fundamental. Hoje, a lei exige que o estudante inicie os estudos com seis anos e termine com 14. “Por série ou por ciclo serão nove anos na escola”, lembra. Apesar do debate, será uma proposta preliminar que será levada nas unidades educacionais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114