Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 29 de abril de 2012, 07h02

Políticas Públicas fomentam melhoria de vida do trabalhador do Estado


Os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa trouxeram ao mundo a substituição da servidão feudal pelo trabalho assalariado. O surgimento da classe proletária envolveu ainda um longo processo de conquistas trabalhistas, como forma de garantir os direitos da classe operária.
Alguns séculos se passaram e hoje o capital humano é visto como o principal ativo de uma organização. No campo governamental as autoridades públicas estão cada vez mais conscientes da necessidade de criação de estratégias que oportunizam acesso ao trabalho e à geração de renda e, por conseguinte, melhores condições de vida a sua população.
Imerso num cenário desenvolvimentista, o Estado de Mato Grosso tem ciência da importância de políticas que beneficiam o trabalhador. Nos últimos dois anos, o Governo já criou mais de 10 mil vagas em cursos de qualificação, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).
Projetos como o Copa em Ação surgiram no ano passado para qualificar e projetar para o mercado de trabalho as pessoas interessadas em aproveitar as oportunidades empregatícias geradas por ocasião do Mundial de 2014. “A missão de sediar um evento como a Copa de 2014 impõe ao Estado a responsabilidade de investir em seus trabalhadores para atender a demanda produzida por um evento de natureza internacional, como é a Copa do Mundo”, ressaltou a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa.
Já o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realiza cursos tanto na Grande Cuiabá, quanto nos demais municípios do Estado. O Projeto Qualifica Mato Grosso, por sua vez, tem a missão de interiorizar os cursos de qualificação para as cidades que não são atendidas pelos outros projetos de capacitação.
Lenine Martins Secom-MT

Curso de Operador de Máquinas Agrícolas
Os cursos desenvolvidos pelos vários projetos de qualificação abrangem os setores de serviços, indústria, comércio e construção civil, áreas apontadas como as principais geradoras de demandas profissionais, conforme dados apresentados pelo Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE.
Para os trabalhadores do campo, o Governo do Estado desenvolve o Projeto Parceria Rural Agropecuária e disponibiliza o Curso de Operador de Máquinas e Insumos Agrícolas, ação que já beneficiou mais de 10 mil trabalhadores em nove anos de existência da iniciativa.
Além disso, os cursos de Vaqueiro e Doma Racional do Projeto Parceria Rural Pecuária disponibilizam o aprendizado do manejo adequado com o gado e a domesticação de cavalos. Isso representa o aumento de lucratividade do criador e a garantia de emprego na zona rural.
“Quando investimos em qualificação pensamos em dar condições de uma vida digna aos nossos trabalhadores. O crescimento econômico deve estar respaldado pela melhoria da qualidade de vida da sua população e isto tem sido uma grande preocupação do Governo do Estado”, disse a primeira-dama e secretária Roseli Barbosa, parabenizando os trabalhadores pelo dia 1 º de maio, data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho.
SINE: CASA DO TRABALHADOR
Encaminhamento ao mercado de trabalho, confecção de carteira de trabalho, seleção e treinamento de colaboradores e entrada no seguro-desemprego são alguns dos serviços prestados pelo Sine Estadual, uma das superintendências da Setas-MT.
O órgão já realizou milhares de atendimento no Estado. É responsável ainda pela execução do Projeto Marco Zero em Mato Grosso, uma das ações de combate ao trabalho escravo para eliminar os ‘gatos’ que aliciam os trabalhadores.
Edson Rodrigues/Setecs-MT

Sine-MT realiza inúmeros serviços para o trabalhador do Estado
O Sine Estadual é responsável também pela coordenação das ações de emprego no Estado. Atualmente, além dos dois postos do Sine-MT, existem 22 postos de Sine Municipal em Mato Grosso.
“Sabemos da importância no Sine Estadual diante da grande convergência de recursos em Mato Grosso e do aumento no índice da movimentação de trabalhadores com carteira assinada”, salientou o secretário Adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan de Oliveira.
MICROEMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL
O Projeto Microcrédito Juro Zero foi criado para estimular a geração de renda, por meio do fomento aos microempreendedores individuais. Atualmente, o projeto funciona em 93 municípios do Estado e já disponibilizou mais de R$ 6 milhões em financiamentos em Mato Grosso.
Cada participante do projeto pode gozar das vantagens concedidas pelo programa, como o parcelamento em até 12 vezes do financiamento e carência de três meses para o início do pagamento da primeira parcela. O microempreendedor participa ainda do Curso de Capacitação Gerencial, que dá noções de administração empresarial do seu negócio e atendimento ao cliente.
Por meio do programa podem ser adquiridos máquinas, matérias-primas, ferramentas, equipamentos e mercadorias para revenda. Os itens financiados atingem o valor máximo de R$ 1.500, emprestados a juros zeros pelo Governo do Estado.
Desde 2011, o Microcrédito já beneficiou mais de 600 empreendedores e gerou 906 empregos diretos. Durante este período foram realizados também em torno de 22 cursos de capacitação gerencial, cujas atividades beneficiaram mais de 600 pessoas em Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114