Cuiabá | MT 09/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 10 de maio de 2012, 19h36

Praticantes de destaque do atletismo mato-grossense participam de avaliações bioquímicas


A Federação de Atletismo de Mato Grosso, com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), em parceira com a Pro – Reitoria de Cultura Vivência e Esporte, Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Núcleo de Estudo em Aptidão Física Informática Metabolismo Esporte e Saúde (Nafime) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), realizará avaliações bioquímicas, metabólicas nos praticantes de destaque da modalidade de atletismo.

Dois dos atletas integrantes de grupo estão dentro do ciclo olímpico para 2016, Patrícia Lemos e Joseilton Cunha. Atletas de ponta que irão buscar o melhor índice em São Paulo, no mês de junho, para disputar o Mundial Juvenil em Barcelona no mês de julho. Os outros participantes são integrantes da equipe mato-grossense que irão participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras em Cuiabá. São eles: Victor Vinícius Alves da Silva, Jéssica da Silva Almeida, Nathália de Assis Ramalho, Fernando Norbal Martins, Maxsuel Gomes de Oliveira e Matheus Silva de Assis.

As avaliações serão realizadas pela primeira vez no Estado. O objetivo é dar um suporte mais fiel do que está acontecendo com o corpo do atleta no momento da cada modalidade. Assim, uma vez interpretado estes parâmetros servirá para que os técnicos possam maximizar os treinos em seus atletas para que novos recordes possam ser alcançados.

Profissionais altamente qualificados da UFMT, Campus do Araguaia e Campus Cuiabá, farão parte desta equipe, sem falar que este trabalho terá supervisão do prof. dr. L. C. Cameron, que presta assessoria científica a diversas entidades esportivas nacionais e internacionais.

"Este trabalho terá continuidade no transcorrer do durante as Olimpíadas Escolares. Podemos dizer que isto é um marco alcançado pela Federação de Atletismo de Mato Grosso", disse o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, professor Francisco da Silva. Ele diz que a federação vem buscando dar as melhores condições a seus atletas e também alavancar o nome do Estado de Mato Grosso.

É um projeto piloto com vista à implantação futura de centro de excelência para estudos, análises orientação e acompanhamento, para subsidiar projeto, dentre diversas áreas, principalmente o de treinamento esportivo em atletas de alto rendimento com vista à melhoria do desempenho. E tendo como marco inicial trabalhar com o projeto denominado de “Projeto: "Talento Esportivo do Atletismo de Mato Grosso”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114