Cuiabá | MT 04/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 16 de novembro de 2012, 14h13

Seduc publica fascículo sobre Educação para a Diversidade


As escolas estaduais de Ensino Fundamental e os 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) receberão a partir de 2013 um fascículo sobre “Educação para a Diversidade”. O livro reúne em linguagem simples questões pertinentes a sexualidade e diversidade sexual e uma síntese sobre gênero. O material que tem 58 páginas ilustradas foi elaborado pela equipe de Diversidades da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

Pensamos num material para instrumentalizar o professor a trabalhar o tema em sala de aula, e ainda auxiliar a Formação Continuada aplicada pelos Cefapros”, relata uma das autoras do trabalho, professora Leize Lima de Oliveira. Segundo Leize, as informações repassadas têm cunho pedagógico e estão em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e já inseridas nas Orientações Curriculares (OC’s).

A proposta é colocar em prática as diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos e por meio dela eliminar o preconceito, uma prática fruto do desconhecimento e da ignorância. “O livro como o próprio título define pretende a Educação para a Diversidade”, conclui.

Nome Social

Somada a essa ação, a Secretaria-Adjunta de Políticas Educacionais, por meio das superintendências de Diversidade e Formação, prepara um orientativo para ser encaminhado às escolas estaduais assegurando o cumprimento da portaria do Ministério da Educação (nº 1612 de 18.11.2011) e do parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE) 010/2009 onde regulamenta o uso do nome social (prenome) das pessoas travestis e transexuais.

Os interessados em fazer uso do nome social devem apresentar esse interesse no ato da matrícula ou no decorrer da convivência escolar. Para a superintendente de Diversidades, professora Débora Eriléia Pedrotti, “as pessoas tem o direito de serem chamadas com elas se identificam”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114