Cuiabá | MT 30/04/2024
Economia
Sexta, 29 de maio de 2015, 19h58

Rui Prado faz balanço das últimas ações do Senar-MT


Treze novos treinamentos, Núcleos Avançados de Capacitação, lançamento do projeto SENAR Tec Leite, criação de aplicativo móvel, ampliação de nove para 11 regionais, constituição e posse dos membros do Conselho Consultivo, realização do Cresce-MT com a presença de 1.400 pessoas e a concretização de diversas parcerias. De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado essas são algumas das ações realizadas neste primeiro semestre de 2015 que fazem parte do projeto de expansão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

 

Gecom/Senar

Ele explica ainda que até o ano passado a instituição só oferecia capacitação e qualificação ao homem do campo. "Em 2015 passa a oferecer também a Assistência técnica uma das principais demandas do pequeno e médio produtor". Para atender essa necessidade a instituição realizou só nos últimos seis meses três processos de credenciamentos para novos instrutores e técnicos e dois processos seletivos para a contratação de novos funcionários.

 

Outra ação importante foi a constituição do novo Conselho Consultivo e posse dos seus membros que aconteceu nessa semana. "Com este novo conselho esperamos a opinião de pessoas que já têm experiência sobre a instituição e ouvir as ideias de quem conhece o Senar de fora", afirmou Prado. De acordo com o Regimento do Conselho Consultivo do Senar-MT o órgão é assessor do Conselho Administrativo e atuará propondo ações para o fortalecimento da instituição de ensino rural.

 

Só no mês de maio foram lançados nove treinamentos para atender a demanda dos produtores e trabalhadores rurais da Cadeia Produtiva da Soja e Milho. De acordo com o superintendente do Senar-MT Tiago Mattosinho, a partir deste mês já estão à disposição da sociedade rural três qualificações com 80 horas/aula e seis treinamentos de aperfeiçoamento que variam de 16 a 40 horas/aulas. Estes novos treinamentos são para os profissionais que trabalham no setor de operação e manutenção de Empilhadeira e de pá carregadeira.

 

Já para atender a cadeia produtiva da Bovinocultura de leite, a instituição lançou o SENAR Tec Leite que tem como objetivo melhorar não só a qualidade, mas também a produção do leite e ainda contribuir para a fixação do homem no campo. O gerente de Educação Formal e Assistência Técnica (Gefat), Armando Urenha conta que esse novo projeto vai dar assistência técnica não só aos produtores, mas também aos transportadores e para agroindústria. Este primeiro projeto tem a duração de dois anos e atenderá 120 propriedades na região de Pontes e Lacerda. "Mais que o objetivo principal de melhorar a qualidade e a produção, nosso objetivo é contribuir para a fixação do homem no campo e melhorar a renda e sua qualidade de vida", enfatiza Urenha.

 

Sempre com o objetivo de atender a necessidade crescente da mão de obra qualificada, o Senar-MT deve inaugurar até o final deste ano 12 Núcleos Avançados de Treinamentos. Dois já estão em atividade, sendo um em Tangará da Serra e o outro em Barra do Bugres. O terceiro será inaugurado em São José dos Quatro Marcos, na próxima terça-feira (02.06). O objetivo destes Núcleos é capacitar o homem que vive na cidade para o trabalho no campo.

 

Para a cadeia produtiva da Suinocultura, o mês de maio também foi bastante produtivo. Dentre as várias parcerias já firmadas em 2015, a mais recente foi com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e a Associação dos Criadores de Suíno de Mato Grosso (ACRISMAT). O principal objetivo é promover a capacitação da mão de obra que irá atender o setor da suinocultura.

 

E para facilitar e otimizar o trabalho dos mobilizadores do Senar-MT foi criado o aplicativo móvel "Portfólio de eventos", que disponibiliza todos os treinamentos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, oficinas, programas e palestras da instituição de forma off line. Pra isso serão encaminhados tabletes aos 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso e as 11 regionais da entidade de ensino rural na próxima semana. “Os mobilizadores terão informações precisas e seguras sobre os produtos do Senar na palma da mão e em qualquer lugar que estiverem”, garante a gerente de Educação Profissional Rural, Tatiane Perondi.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114