Cuiabá | MT 11/05/2024
Economia
Quarta, 21 de outubro de 2015, 10h48

Wellington Fagundes alerta para surgimento de nova Serra Pelada no Mato Grosso


Foto: Moreira Mariz

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) anunciou em Plenário nesta terça-feira (20) que vai pedir a formação de uma comissão externa do Senado para visitar o garimpo na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, descoberto há pouco mais de dois meses. O senador informou que, sendo considerado uma segunda “Serra Pelada”, o local já conta com mais de cinco mil pessoas.

Wellington afirmou que o garimpo tornou-se uma “tragédia anunciada”, uma vez que o município não tem estrutura para atender a demanda de garimpeiros que chegou ao local nos últimos dois meses, depois das notícias de que o ouro estaria sendo encontrado na superfície. Nessa segunda-feira (19), um barranco desmoronou no local e algumas pessoas chegaram a se ferir.

De acordo com o senador contou, o prefeito da cidade, Donizete Barbosa, veio a Brasília pedir ajuda ao Ministério de Minas e Energia, no intuito de encontrar uma solução para o garimpo ilegal. Na semana passada, a Justiça determinou o fechamento imediato do local que não possui licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração da área.

- Lá está se transformando numa segunda Serra Pelada, e todos sabem o que foi o caos de Serra Pelada. Para se ter uma ideia, uma pessoa, em apenas um dia garimpando, teria tirado dois quilos de ouro. Então, isso está virando uma loucura, uma corrida total. E a notícia, hoje, é pela Internet, é pelas mídias sociais. Estão chegando os caminhões, ônibus fretados. Isso, então, pode virar um caos total – alertou.

Assentamentos

Wellington Fagundes também cobrou do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do INCRA que titulem as pessoas assentadas pelo órgão para que possam pagar sua terra e, com acesso à documentação, possam ter condições de produzir. Segundo o senador, existem hoje no Mato Grosso mais de 300 mil famílias à espera das decisões do governo neste caso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114