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Economia
Segunda, 26 de outubro de 2015, 20h34

Odebrecht promete 120 km de duplicação da BR-163 até meados de 2016


Obras realizadas em Mato Grosso avançam mais do que em outras concessões e atingem marcos históricos

Mais de 1 km de rodovia é construído por dia na BR-163 em Mato Grosso. Neste ritmo, até meados de 2016 serão 120 km de nova pista prontos e Rondonópolis estará ligada com a divisa de Mato Grosso Sul por meio de uma rodovia duplicada com alto padrão de qualidade. Com isso, a BR-163 é hoje a concessão rodoviária com o maior volume de obras de duplicação executadas entre todas as rodovias leiloadas no 3º lote do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

Mas não é só isso: em setembro passado, mais de 66 mil toneladas de asfalto foram produzidas e lançadas nos canteiros da rodovia, marca inédita que supera obras como do Rodoanel de São Paulo, que chegou a produzir e lançar 45 mil toneladas em um mês. Tudo isso é resultado da união de três fatores: planejamento, tecnologia e pessoas.

O sucesso nasceu nas metas ousadas propostas pelos líderes da obra, sobretudo em um Estado que tem uma temporada de seis meses de chuvas, o que viabiliza intensificação dos trabalhos somente no período seco. Este foi o sucesso do planejamento.

Assim, para alcançar o desafio de entregar aos usuários a rodovia toda duplicada no trecho sul até 2016, a Construtora Norberto Odebrecht (CNO), parceira da Concessionária Rota do Oeste nas obras de transformação da BR-163, investiu em equipamentos de alta tecnologia, inclusive com a aquisição de duas usinas de asfalto, que estão entre as mais modernas do mundo e são recordistas de produção na América Latina.

A estrutura também foi fundamental. De acordo com o gerente da CNO, Marco Paulo Hosken, a BR-163 é hoje uma referência em canteiros de rodovia. “Temos um parque industrial moderno e eficiente, que supera todos os canteiros de rodovia instalados no país”. Além das usinas com tecnologia alemã capazes de produzir 240 toneladas de asfalto por hora, ainda atuam nas obras dois acabadores de asfalto com lançamento de 700 toneladas por hora e mais compactadores, transferidores e rolos compressores

“Todo este aparato, porém, não teria eficiência se não tivéssemos a participação de profissionais capacitados e comprometidos que permitem a boa execução do planejamento”, afirma Marco Hosken. É onde entram as pessoas.

Cerca de 3 mil homens estão mobilizadas em dois canteiros de obras instalados na região sul de Mato Grosso. Em 2016, os canteiros deverão ser transferidos para a região norte do Estado, para dar continuidade ao projeto de duplicação da BR-163. Contratualmente, está prevista a duplicação de 450 km num prazo de cinco anos.

Safra em pista dupla

Conforme previamente anunciado, a safra 2015/2016 terá acesso ao terminal intermodal de grãos da ALL (América Latina Logística) por um trecho de 22,5 quilômetros duplicados entre Rondonópolis e o terminal foi liberado para o tráfego nas duas pistas em outubro, após a reconstrução da pista antiga.

A expectativa agora é que o tempo de viagem seja reduzido neste percurso, que até então era considerado um dos gargalos da rodovia por concentrar grande parte do tráfego de carretas da rodovia. As filas no acesso já não devem existir mais e o risco de acidentes será bastante reduzido.

Ambos os sentidos da via foram adaptados ao padrão das melhores rodovias federais do país, com duas faixas de rolamento de 3,6 metros, acostamento à direita no mesmo nível da pista com 2,5 metros de comprimento, e recuo de 0,6 metros à esquerda da pista. 




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