Cuiabá | MT 28/04/2024
Economia
Terça, 15 de dezembro de 2015, 15h31

Governo do Estado assina 12 TAGs junto ao TCE para conclusão de obras da extinta Secopa


Foram assinados entre Governo do Estado, empreiteiras e Tribunal de Contas de Mato Grosso, 12 Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) para conclusão de obras que eram de responsabilidade da extinta Secretaria de Extraordinária da Copa do Mundo.

A assinatura dos TAGs ocorreu na Arena Pantanal na manhã desta terça-feira (15/12) com as presenças do governador Pedro Taques, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, os conselheiros do TCE-MT, Waldir Teis, Antonio Joaquim e José Carlos Novelli (relator das contas da Secid). Em outubro de 2015 já foram assinados outros 10 TAG referentes a obras da extinta Secopa.

Para o relator das contas da Secid, conselheiro José Carlos Novelli, "a assinatura dos termos é a garantia de que a sociedade de Mato Grosso não terá ainda mais prejuízos. É preciso destacar a postura do governo atual e das empreiteiras que estão aqui assumindo compromissos públicos".

Em 2014 o TCE de Mato Grosso emitiu 11 relatórios de acompanhamento da execução das obras da Copa do Mundo Fifa. "Desde aquela época prevíamos que as obras não ficariam prontas a tempo do evento programado e menos ainda com a qualidade necessária, levamos ao conhecimento da sociedade as informações, mas, infelizmente, estávamos certos e é somente agora, com o atual governo, que veremos a conclusão dessas obras", afirmou o conselheiro Antonio Joaquim.

Waldir Teis explicou que o TAG é um mecanismo jurídico que permite ao gestor solucionar questões sem a necessidade de judicializar. Nesse sentido ainda lembrou que além da emissão de relatório de acompanhamento, o TCE teve a iniciativa de realizar reuniões, em 2014, com gestores públicos que estavam à frente de Secretarias e Prefeituras e empreiteiras a fim de verificar porque as obras não estavam andando de acordo com os cronogramas. À época, o TCE tinha como objetivo contribuir para que o evento da Copa do Mundo não fosse prejudicado pelos atrasos.

O governador, Pedro Taques reafirmou que aproximadamente R$ 50 milhões já estão assegurados no orçamento deste ano para a conclusão das obras que já foram objeto de TAG e outros R$ 120 milhões serão usados no próximo ano para a conclusão dessas obras. As responsabilidades da gestão estadual e das empreiteiras foram destacadas pelo secretário de Cidades, Eduardo Chiletto. "Se cada agente envolvido assumir os compromissos e cumpri-los, temos a certeza que todos ficarão satisfeitos", defendeu Chiletto.

Em fevereiro deste ano teve início auditoria interna realizada por técnicos da Secid e do TCE, sob a supervisão do conselheiro José Carlos Novelli, relator das contas da Secid, que identificaram pendências em 90% dos contratos. Em outubro foram assinados 10 TAGs, totalizando 22 termos referentes a obras que devem ser concluídas. O trabalho subsidiou a elaboração do TAG e ainda contou com a análise jurídica do Ministério Público de Contas.

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não foram incluídas nos TAGs devido à judicialização do contrato. A Justiça determinou a contratação de uma consultoria para verificar a qualidade, a técnica da obra e os equipamentos.

Os documentos foram assinados pelo governador, Pedro Taques, os conselheiros do TCE, Waldir Teis, Antonio Joaquim e José Carlos Novelli, os procuradores do MPC, Gustavo Deschamps e Alisson de Alencar, o controlador Geral do Estado, Ciro Pinto de Arruda, do secretário de Cidades, Eduardo Chiletto e o chefe da Controladoria Geral da União em Mato Grosso (CGU), Sérgio Akutagawa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114