Cuiabá | MT 26/04/2024
Economia
Sábado, 11 de novembro de 2017, 15h13

Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser concluído até o final deste ano, diz ministro


Foto: Marcos Corrêa
.

Em mais um passo importante diante da conclusão de um acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia, o Brasil encerrou mais uma rodada de discussões com representantes do bloco europeu. Em pronunciamento à imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, declarou que os dois blocos estão próximos de viabilizar um acordo comercial até o final deste ano.

.

“Já tivemos várias rodadas em que foram abordados temas de comércio, temas de regulamentos e concluímos hoje mais uma rodada de negociações”, informou o ministro, após reunião com o presidente da República, Michel Temer, representantes do Mercosul e o vice-presidente da Comissão Europeia para Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen.

De acordo com o ministro, o governo brasileiro, que exerce a presidência Pro-tempore do Mercosul, apresentou um pacote de intenções contendo números e mostrando a disposição de aproximação dos países membros do bloco da América do Sul e o bloco europeu.

“A partir de uma reação da União Europeia sobre esse pacote – se tiver um sinal positivo como esperamos – poderemos acelerar as negociações de tal maneira a concluí-la até o final deste ano”, disse Nunes. “Enfim, o Mercosul se move”, comemorou.

Para ele, a conclusão das negociações pode ser um importante incentivo para que o Mercosul consiga finalizar acordo com outros blocos econômicos.

Lado europeu

Na visão do representante da União Europeia, o acordo representa uma oportunidade de aumentar a confiança dos investidores e impactar de forma positiva o ambiente de negócios entre as nações.

“Para os países membros da União Europeia, o acordo de associação proposta é de máxima importância”, afirmou Katainen. “O primeiro resultado imediato vai ser que a confiança dos investidores crescerá [...] e haverá uma expressão de interesse maior”, disse.

Histórico

Importante relação bilateral, a abertura de um acordo de livre comércio com a União Europeia é uma das prioridades do governo brasileiro no âmbito do comércio exterior. As negociações entre os dois blocos para um acordo de livre comércio foram iniciadas em 1999, interrompidas em 2004 e relançadas em 2010.

Por meio da remoção de barreiras tarifárias e aplicação de regras justas ao comércio entre os países, o objetivo é expandir ainda mais o comércio entre os dois blocos, com benefícios econômicos importantes para os países envolvidos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114