Cuiabá | MT 26/04/2024
Economia
Segunda, 22 de janeiro de 2018, 17h27

Contratação de crédito é opção para o pagamento das contas do início do ano


Janeiro, fevereiro e março são meses considerados pesados no bolso das famílias. Depois das festas e dos presentes no último mês do ano, a vida volta ao normal e as pessoas têm de encarar a realidade, nada agradável no início do ano. Isso porque são meses recheados de compromissos financeiros como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, renovação de seguros e planos de saúde, cujas despesas vêm quase que ao mesmo tempo, e quando somadas às parceladas das compras feitas no fim do ano causam um rombo no orçamento doméstico.

 

.

Para aqueles que não guardaram parte do 13º salário para pagar as contas típicas do início do ano, uma das alternativas para quitá-las de uma vez é contratação de crédito. No Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,6 milhões de associados no Brasil – há diferentes linhas disponíveis. A vantagem é que, por ser uma cooperativa de crédito, as taxas de juros são mais justas e competitivas, abaixo das praticadas no mercado.

 

Na instituição financeira cooperativa, os associados têm várias linhas de crédito disponíveis, que podem ser acessadas conforme a finalidade do empréstimo. Para se ter uma ideia, para o início do ano, por exemplo, além do Crédito Pessoal tradicional há linhas como: Pagamento de Impostos (IPTU e IPVA), Crédito Educação, Informática, Microcrédito Consumo, Crédito Fácil, além do Consignado.

 

Juliana Rodrigues, consultora de Negócios Pessoa Física do Sicredi Centro Norte, orienta que os associados que precisarem de crédito para o pagamento das contas típicas do início do ano, ou em qualquer época, escolham as linhas mais baratas. "Não aconselhamos usar o cheque especial por muitos dias, por exemplo. É melhor optar por créditos parcelados, que possuem taxas mais baixas e podem complementar o orçamento familiar neste momento". Ela lembra ainda que linhas como o Crédito Pessoal podem ser contratadas pelos canais digitais (internet banking e aplicativo para celular e tablet).

 

Entre as vantagens de se contratar crédito junto à cooperativa, Juliana destaca que além das taxas mais justas, o associado tem o retorno de suas movimentações financeiras ao fim de cada exercício, com a distribuição de resultados. Na prática, quer dizer que ao contratar produtos e serviços financeiros no Sicredi, os "investimentos" feitos pelo associado voltam ao fim de cada ano-base proporcionalmente às movimentações financeiras feitas por ele na cooperativa. "Vale lembrar que investindo em sua cooperativa de crédito, o associado também contribui para o desenvolvimento da região onde mora, seja ele pessoa física ou empresa. Ao poupar, por exemplo, o associado ajuda a cooperativa na obtenção de recursos para emprestar a outro associado, na mesma região, que precisa de crédito para ampliar seu negócio ou comprar um equipamento, melhorando a empresa dele, e gerando emprego e renda. Significa que os recursos aplicados e emprestados pela cooperativa ficam na região, e promovem o que chamamos de ciclo virtuoso", explica.

 

Ao contratar uma única fonte de recursos para o pagamento de todas as despesas, e de uma só vez, a pessoa tem mais controle sobre a situação financeira. Ao invés de ter vários credores passará a ter apenas um, a instituição financeira. A avaliação é do economista e tributarista Jonil Vital. Ele afirma que a primeira atitude a ser tomada é colocar na ponta do lápis todas as despesas do período e a receita familiar. "Se a família não tiver o valor necessário para o pagamento das contas, uma das alternativas é contratar crédito e pagar todas de uma vez. Digo isso porque, pagando à vista ela usufrui de descontos. O IPTU e o IPVA, por exemplo, têm descontos para quem paga em cota única até uma determinada data", afirma, ao comentar que desta forma o contribuinte reduz o valor despendido para o pagamento desses impostos.

 

Apesar de a contratação de crédito parecer uma solução rápida e fácil, o especialista orienta que ela seja feita com cautela e que a opção seja por linhas de crédito mais baratas. "Uma das opções é o crédito consignado, que tem juros bem baixos se comparados a outras modalidades", aconselha.

 

Juliana Rodrigues, do Sicredi, complementa dizendo que a instituição financeira cooperativa trabalha fortemente o consumo consciente do crédito junto aos seus sócios. "Temos a preocupação de ter contato com o associado, conversar com ele sobre os projetos que ele tem, qual a finalidade dos recursos que pretende tomar para direcioná-lo aos melhores negócios. Liberamos o crédito conforme a capacidade de pagamento dele, porque não queremos comprometer a saúde financeira da família".

 

Mais informações sobre as linhas de crédito oferecidas pela instituição financeira cooperativa podem ser obtidas no site www.sicredi.com.br.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114