Cuiabá | MT 11/05/2024
Economia
Terça, 28 de fevereiro de 2012, 07h57

Ação social da Fiemt ganha destaque em agência de notícia internacional


A contratação de resgatados de trabalho degradante para atuar nas obras da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), ganhou alcance mundial por meio da Reuters e Associated Press. As reportagens feitas por essas duas agências de notícias correram o mundo em vários idiomas, sendo reproduzidas por veículos de comunicação de todo o planeta.

Assinada por Brian Winter, a matéria da Reuters (Antigos "escravos" constroem estádio da Copa em Cuiabá) destacou os relatos desses trabalhadores que erguem o palco dos jogos da Copa de 2014 e, ao mesmo tempo, reconstroem suas próprias vidas. A reportagem de Tales Azzoni (Labor slaves, prisoners helping build WCup venues), da Associated Press, repercutiu a contratação de egressos do sistema prisional nas obras da Copa do Mundo no Brasil e também detalhou o projeto que resgatou “ex-escravos” na Arena Pantanal.

Desde maio de 2011, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior e o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolvem o projeto Ação Integrada pela Qualificação e Inserção Social dos Egressos de Trabalho Escravo, que proporciona a inclusão social de pessoas que eram submetidas a condições análogas à escravidão.

Atualmente, o projeto atende 24 trabalhadores, que, além do emprego com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada, recebem alimentação, alojamento, curso de alfabetização e qualificação profissional.

Certificado - Uma turma de 22 trabalhadores da Arena Pantanal que foram resgatados de trabalho degradante comemorou na semana passada a entrega do certificado do curso de pedreiro, com duração de dois meses. Em dezembro, eles também encerraram o curso de alfabetização, que possibilitou para alguns o primeiro contato com a escrita e a leitura. No tocante à qualificação, o projeto conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem de Industrial (Senai-MT). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114