Cuiabá | MT 27/04/2024
Economia
Terça, 26 de março de 2013, 14h21

Prazo para regularização de crédito fundiário termina na quinta


Os inadimplentes que não fizerem a renegociação perderão a terra, que vai a leilão

 

Em Mato Grosso cerca de oito mil famílias de trabalhadores rurais adquiriram terras através de financiamento junto ao ‘Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)’ ou do ‘Banco da Terra (BT)’. Desse total 70% estão inadimplentes no pagamento das parcelas. De olho nesse alto índice, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Sedraf) tratou de avisar sobre o processo de renegociação de dívidas do PNCF e BT, em andamento pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em 30 dias, três equipes da Sedraf percorreram nove mil km e 53 municípios, visitando assentamento, levantando as demandas delas e orientando as famílias inadimplentes sobre as novas condições de renegociação da dívida. E prazo para regularizar as parcelas do crédito fundiário está há dois dias do fim. O trabalhador interessado tem de ir até a próxima quinta-feira (28) na agência do Banco do Brasil onde foi efetuado o contrato e preencher o pedido de renegociação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, todas as parcelas vencidas poderão ser renegociadas. “Feito o pedido de renegociação, o trabalhador tem até o dia 28 de junho para pagar o mínimo de 5% do saldo devedor da última parcela vencida. Se a última parcela é do valor de R$ 3 mil, o beneficiado só vai pagar 5% desse valor, no caso R$ 150. Feito isso ele está automaticamente aderido as novas condições do crédito fundiário, cujo juros baixaram e o prazos aumentaram”, explica Meraldo Sá, ressaltando que aqueles não aderirem a renegociação perdem a terra, que vai a leilão.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114