Cuiabá | MT 04/05/2024
Economia
Segunda, 18 de novembro de 2013, 08h37

Feriado de quarta (20) é prejudicial até ao trabalhador, apontam entidades de Primavera


Por não constar no calendário nacional feriado estadual em homenagem a Zumbi dos Palmares causará transtorno ao comércio e indústria de Primavera do Leste.

Alberto Romeu
Do PlantãoNews

O feriado estadual do Dia da Consciência Negra marcado para a próxima quarta-feira 20 de Novembro não agrada o setor comercial e empresarial de Primavera do Leste - localizada a 220 km ao sudoeste de Cuiabá. A situação nada tem a ver com o fato de que o município tem sua origem em sulistas, na maioria gaúchos, mas sim pelo excesso de feriados no decorrer do ano e por ocorrer no meio da semana. O feriado instituído foi instituído apenas em nível estadual.

Para a Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste - Aciple - o grande número de feriados ao longo do ano tem prejudicado as empresas do município. Cátia Santana, gerente executiva da entidade, cita por exemplo a comemoração do Dia do Servidor, numa segunda-feira, que afetou as empresas em suas rotinas administrativas com prefeitura e outros órgãos públicos fechados. O feriado de 15 de Novembro, na última sexta-feira, dia da Proclamação da República, refletiou numa queda do movimento no sábado e o próximo, que cai numa quarta-feira, é altamente prejudicial à economia - destaca Cátia.

Welbert Sine: excesso de feriados é prejudical inclusive ao trabalhador que depende de vendas

Para o Welbert Sine, diretor da Câmara de Dirigentes Logistas de Primavera do Leste - CDL - o "número de feriados é um absurdo. É prejudicial ao comércio, à arrecadação do município e inclusive ao próprio trabalhador, no caso daqueles que ganham comissão, por produção ou vendas".

"O mais grave da situação é que este feriado cai numa quarta-feira. No meio da semana o que causará um impacto negativo muito grande no movimento comercial" - enfatiza Welbert Sine. Ele lembra que o município que é a quinta economia no Estado tem como base o agronegócio e haverá um grande descontrole nas empresas, principalmente aquelas com matriz em outros estados. "O feriado não consta no calendário ("na folhinha" como diz) e assim as pessoas não se programam, o que vai causar muito transtorno.

A lei 12.519/2011 que institui o comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi sancionada pela presidente Dilma Roussef no dia 10/11/2011 não considera a data feriado nacional.

A lei é decorrente do PLS 520/2003, da então senadora Serys Slhessarenko, que teve seu texto final aprovado pelo Plenário do Senado no último dia 19 de outubro. Substitutivo da Câmara dos Deputados chegou a propor a inclusão da data na relação de feriados nacionais (Lei 662/1949), mas a ideia foi rejeitada pelos senadores.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, pelas mãos de tropas portuguesas. Durante 14 anos, ele comandara a resistência de milhares de negros contra a escravidão, no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga (Alagoas).

No ano passado em Cuiabá a celebração da data passou com praticamente nenhuma atividade por parte das comunidades interessadas. O que ocorre novamente este ano, não tendo havido qualquer planejamento de eventos em comemoração.

O PlantãoNews tentou contato com o representante do Sindicado dos Comerciários em Primavera do Leste mas desde sexta-feira o celular informa estar fora de área. Na sede do sindicato em Barra do Garças - que abrange o município de Primavera do Leste, as ligações caem em sinal de fax quando tentado o telefone divulgado (66) 3401-2642.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114