Cuiabá | MT 21/05/2024
Economia
Quarta, 29 de janeiro de 2014, 06h58

Cuiabá já tem 1.400 imigrantes atraídos pela construção civil


Trabalhadores vem do Equador, África do Sul, Argentina, Haiti, Portugal, Bolívia, Peru, Holanda e Colômbia.

A Prefeitura de Cuiabá está se preparando para um aumento considerável no número de pessoas vindas de outros países à cidade em 2014, já que se trata do ano em que ocorre a Copa do Mundo da Fifa no Brasil.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues, a tendência é de que neste ano a vinda de estrangeiros continue a crescer. A ideia é reforçar a rede de assistência que atende esse público.

Em 2013, já houve um aumento de 316% de imigrantes em relação a 2012, a maioria pessoas vindas do Haiti, país atingido por um forte terremoto em 2010.

“Isso aconteceu em todos os outros países em que houve a Copa do Mundo. As pessoas vêm em busca de trabalho e oportunidades. Tendo em vista o trabalho feito em 2013, temos uma base para nos preparar para esse ano”, afirmou José Rodrigues.

Em 2012, 488 pessoas se estabeleceram na Pastoral do Migrante. Em 2013, o total foi de 1.361 estrangeiros, sendo dos seguintes países: Equador, África do Sul, Argentina, Haiti, Portugal, Bolívia, Peru, Holanda e Colômbia.

Somente do Haiti, foram 1.306. Imigrantes brasileiros somaram 204 pessoas.

A Pastoral do Migrante é administrada pela Arquidiocese de Cuiabá e recebe doações de alimentos, materiais para limpeza, higiene e outros, da Secretaria Municipal de Assistência Social, assim como de outras instituições. Três refeições são servidas por dia.

O tempo de estada das pessoas atendidas depende da situação em que se encontram. Quando estão empregadas, recebem um prazo para se estabelecer e deixar o local.

A Pastoral está localizada no Bairro Carumbé, na Avenida Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim). O telefone para contato, inclusive para quem quiser fazer doações, é o (65) 3641-1451. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114