Cuiabá | MT 18/05/2024
Economia
Quarta, 02 de abril de 2014, 10h19

Governo aumenta imposto de bebidas frias


 Consumidores passam a pagar mais caro pelas bebidas frias com reajuste médio de pelo menos 4% no valor dos produtos. O decreto foi publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial da União. Entre os itens que terão maior tributação estão as cervejas, isotônicos, refrescos e energéticos, além de outros produtos que se encaixam no setor de bebidas frias, exceto água e refrigerantes.

O aumento acontece porque a Receita Federal atualizou o redutor que define a tributação do Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep e Cofins sobre estes produtos.

Presidente do Conselho Tributário da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, lamenta que mais uma vez o assunto seja o aumento dos tributos e não a desoneração. Segundo ele esta medida adotada pelo governo está acabando com a competitividade das indústrias brasileiras.

“A tributação no país é uma das que mais crescem no mundo. Há 15 anos tínhamos ela em 25% e hoje está em cerca de 40%. Muitos setores são prejudicados com isso, no fundo o governo tem a intenção de maior arrecadação com isso”.

Oliveira acredita que o reajuste veio em um momento estratégico, já que com a realização do maior evento esportivo do mundo no país, os produtos serão mais consumidos. “O consumo tende a ser maior agora com o início dos jogos e consequentemente a arrecadação também será maior. Foi uma estratégia e quem irá pagar por isso é o consumidor final que comprará os produtos por um preço maior”.

(Gazeta Digital)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114