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Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 22 de julho de 2015, 06h41

Projeto arquitetônico de professor da UFMT é elogiado por Fritjof Capra


 físico austríaco Fritjof Capra, autor de obras como “Ponto de Mutação”, “A Teia da Vida” e “O Tao da Física”, visitou o Centro Sebrae de Sustentabilidade no dia 1º de julho. O projeto arquitetônico foi assinado pelo professor José Afonso Portocarrero, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Indígenas (Tecnoíndia).

Capra ministrou a palestra magna do Congresso Internacional de Sustentabilidade (Ciclos) nos dias 02 e 03 deste mês. A UFMT foi representada por meio de estande do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), na qual foram apresentados projetos de pesquisa sobre o tema.

Capra ficou maravilhado com a funcionalidade e estética em harmonia naquele empreendimento. “Já vi muitas construções sustentáveis, mas nenhuma inspirada na cultura indígena. Geralmente se pensa que a sustentabilidade é um sacrifício, e esta construção evidencia que não, que é um prazer”, afirmou.

Inclusive, o pesquisador sugeriu que o Papa Francisco viesse visitar o local, pois o Centro “é a concretização da encíclica ‘Laudato Si’ (expedida em maio e que versa sobre os cuidados com a casa maior – a natureza – e críticas ao consumismo excessivo), pois a obra liga a ecologia e o aspecto social”, declarou.

Capra é diretor fundador do Center for Ecoliteracy, instalado em Berkeley (EUA) e dedicado ao avanço da ecologia e do pensamento sistêmico no ensino primário e secundário. Ele explicou que trabalha com alfabetização ecológica com alunos de mais de cinco mil escolas em cerca de 300 cidades.

A metodologia, que envolve professores, alunos, pais, administradores, empresários, engloba aspectos como ciclos ecológicos, biodiversidade, networking e muito mais. “Trabalhamos com jardins e hortas nas escolas e cada sala de aula dispõe de duas horas por semana para cuidar desse espaço e todos cooperam. Temos muitas escolas em comunidades pobres e o envolvimento de todos é grande”, relatou Capra.  




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