Cuiabá | MT 27/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 19 de agosto de 2015, 07h34

Tecnologia criou mais empregos do que destruiu, diz pesquisa


Um estudo realizado pela consultoria Deloitte pode acabar com uma das principais queixas relacionadas ao avanço da tecnologia no mundo.

A pesquisa analisou a relação entre as vagas de emprego e o desenvolvimento tecnológico no último século e descobriu que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, em vez de reduzir vagas de trabalho, a tecnologia contribuiu para a criação de empregos.

"A tendência de reduzir postos de trabalho na agricultura e na indústria é compensada pelo rápido crescimento nos setores de serviços, criatividade e tecnologia", explicam os pesquisadores.

O relatório cita uma "mudança profunda" nas relações de trabalho e seu papel histórico, passando de exclusivamente fonte de força bruta à educação e prestação de serviços.

Enquanto profissões como a de datilógrafos, secretárias e tecelões vêm desaparecendo, em alguns setores - como medicina, educação e serviços profissionais - a tecnologia elevou a produtividade ao mesmo tempo em que a oferta de vagas aumentou.

Os avanços contribuíram também para a democratização do acesso à informação, a velocidade da comunicação, o crescimento no poder aquisitivo e a diminuição de preço desde itens essenciais como comida, até os eletrodomésticos maiores, como televisões.

Com isso, as pessoas passaramm a investir mais dinheiro em atividades de lazer, o que criou um novo mercado e gerou mais vagas de emprego.

Para os próximos anos, a aposta dos pesquisadores é de que as máquinas continuem substituindo o trabalho humano em vagas que usam diretamente a força muscular humana, aumentando a produtividade. "As máquinas vão assumir tarefas repetitivas e trabalhosas, mas não vão eliminar de vez a necessidade de trabalho humano", afirma o estudo. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114