Cuiabá | MT 27/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 21 de julho de 2016, 08h07

Por teleconferência, rede de pesquisadores discutem combate ao Aedes


.

O combate ao Aedes aegypti é discutido em vários setores da sociedade, inclusive, por um grupo de telemedicina, que se reúne por teleconferência para o compartilhamento de boas práticas e informações sobre cuidado, vigilância, pesquisa e combate ao mosquito e doenças relacionadas.

O objetivo do grupo especial de interesse é o enfrentamento ao Aedes aegypti e para evitar as doenças causadas pelo vetor por meio de casos mais graves e das consequências da infecção congênita pelo vírus Zika, como a microcefalia e outras má-formações.

"O objetivo é mobilizar profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde, comunidade universitária e hospitais de ensino do País, para qualificar o enfrentamento à situação de emergência pública que o Brasil está atravessando", destacou a coordenadora da iniciativa, Thaís Matos.

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) foi quem criou o grupo de interesse especial para tratar sobre o combate ao Aedes aegypti. A Rute é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A ideia de criar o grupo de telemedicina voltado para o tema surgiu no segundo semestre de 2015, período em que os casos de Zika e chikungunya se proliferaram no País.

Grupo de interesse

Os profissionais que integram o grupo se reúnem sempre na terceira sexta-feira de cada mês. Os encontros são abertos à participação de pesquisadores e estudantes de graduação e especialização, professores e profissionais de saúde por meio da página do Rute.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114