Cuiabá | MT 09/05/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 12 de março de 2017, 06h01

Indígenas modificaram paisagem Amazônica antes da chegada dos Europeus


Antigos povos indígenas foram os primeiros a modificar a paisagem Amazônica. É o que revela recente estudo publicado na edição deste mês da Revista Science. Os professores e pesquisadores Ben Hur Marimon Júnior (B.-H. Marimon Jr.) e Beatriz Schwantes Marimon (B. S. Marimon) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão entre os coautores do artigo. Ambos participaram do estudo liderado pela autora Carolina Levis, doutoranda pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pelo professor Hans Ter Steege do Instituto Naturalis da Universidade de Wageningen, na Holanda.

De acordo com o artigo as marcas de sociedades humanas pré-históricas, em florestas tropicais, ainda podem ser detectadas hoje.

Durante o estudo foram comparadas distribuições de plantas, sítios arqueológicos e dados ambientais em toda a bacia amazônica e ficou constatado que as plantas domesticadas pelos povos pré-colombianos são muito mais propensas a ser dominantes nas florestas amazônicas do que outras espécies.

"Além disso, florestas próximas a sítios arqueológicos têm frequentemente uma maior abundância e riqueza de espécies domesticadas. Assim, as comunidades de árvores amazônicas atuais em toda a bacia permanecem em grande parte estruturadas pelo uso humano histórico", explica Carolina Levis.

"Sempre imaginamos a floresta Amazônica como uma vasta extensão de florestas virgens, intocada pelos humanos, mas de acordo com os nossos estudos que envolveram um time de dezenas de ecólogos e cientistas sociais, liderados pela pesquisadora Carolina e o professor Hans, a Amazônia pode ter sido influenciada por sucessivos cultivos e domesticação de plantas por povos indígenas durante milhares de anos", explica Beatriz Marimon. Ben Hur ainda revela que "muitas espécies de árvores hoje abundantes na Amazônia, como castanha-do-pará, açaí e cacau foram provavelmente distribuídas por vastas áreas de floresta através de grupos indígenas".

Segundo o pesquisador as evidências levantadas por Carolina Levis e equipe se basearam em uma gigantesca análise de dados de mais de mil parcelas de floresta em toda a Amazônia. Os resultados indicaram que a chance de uma planta cultivada pelos índios aparecer entre as mais comuns na floresta é cerca de cinco vezes maior do que o normal. "Além disso, a abundância de plantas cultivadas é maior próximo a sítios arqueológicos. Para completar, 20 das 227 espécies mais abundantes de árvores em toda a Amazônia estão dentre as cultivadas pelos índios. Ou seja, o fator humano neste caso está explicando muito mais a distribuição das espécies de árvores do que os fatores naturais em si", destaca Ben Hur.

Essa descoberta lança luz a um intenso debate sobre a influência dos povos indígenas na paisagem Amazônica desde muito antes da chegada dos primeiros europeus ao continente em 1492. É provável que a domesticação de plantas na Amazônia tenha começado há mais de 8 mil anos e os povos indígenas tenham se expandido por toda a floresta, levando consigo suas plantas. Segundo os professores Ben Hur e Beatriz Marimon, os índios Tupis foram um dos grupos de maior capacidade de expansão no Brasil e tiveram sua origem na Amazônia, região do atual estado de Rondônia, de onde se expandiram para todo o país, levando suas plantas e costumes.

"O fato de imaginarmos o quanto os indígenas influenciaram na floresta milhares de anos antes dos europeus é uma ideia sedutora e polêmica, ideal para construir o caminho da ciência para desvendar a grande floresta", conclui Beatriz Marimon.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114