Cuiabá | MT 26/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 08 de abril de 2017, 16h04

Empresa sueca instala microchips em funcionários


Algo que poderia ter saído de uma história de ficção científica tem acontecido com certa tranquilidade na Suécia: uma empresa tem transformado funcionários e colaboradores em ciborgues.

Segundo a Associated Press, profissionais da Epicenter, um espaço de coworking em Estocolmo, têm se voluntariado para implantar um microchip sob a pele entre o polegar e o dedo indicador. Não se trata de uma prática obrigatória, entretanto mais de 150 pessoas que frequentam o espaço já carregam o chip que possui o tamanho de um grão de arroz.

Agora você pode se perguntar porque uma pessoa andaria por aí com um chip implantado na mão. Como a maioria das tecnologias que utilizamos no dia a dia, trata-se aqui também de uma questão de comodidade.

De acordo com o cofundador e CEO da Epicenter, Patrick Mesterton, o implante funciona como uma chave para abrir portas, um código para operar impressoras, ou até mesmo como um cartão de crédito para comprar alimentos e bebidas na loja de conveniência local.

A Epicenter começou a implantar chips nos funcionários em janeiro de 2015. Os microchips usam tecnologia de aproximação Near Field Communication (NFC), a mesma usada em cartões de crédito sem contato e pagamentos móveis habilitados em smartphones e pulseiras inteligentes, por exemplo.

Mas é claro que como a maioria das novas tecnologias, ter um chip instalado no próprio corpo levanta questões de segurança e privacidade.

O dispositivo é biologicamente seguro, porém os dados gerados conseguem mostrar a frequência de um funcionário e seus hábitos de compras. E, diferente do seu celular e cartão de crédito, você não conseguiria remover o chip da própria mão com facilidade. 

ComputerWorld




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114