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Domingo, 30 de julho de 2017, 07h06

O Comitê da Casa dos EUA aprova Bill para acelerar a implantação de carros auto-dirigidos


Um influente comitê da Casa dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira uma lei bipartidária revisada sobre uma votação de 54-0 que aceleraria a implantação de carros auto-dirigidos sem controles humanos e os estados de barras bloqueiam veículos autônomos.

O projeto de lei permitiria que as montadoras obtivessem isenções para implantar até 25 mil veículos sem atender aos padrões de segurança automotivos existentes no primeiro ano, um limite que chegaria a 100 mil veículos ao longo de três anos.

As montadoras e as empresas de tecnologia acreditam que as chances são boas. O Congresso aprovará a legislação antes do final do ano. Eles têm pressionado por regulamentos que facilitam a implantação de tecnologia auto-dirigida, enquanto os grupos de consumidores buscaram mais salvaguardas. Barras atuais de regras federais auto-dirigindo carros sem controles humanos em estradas e montadoras dos EUA pensam que as regras estatais propostas na Califórnia são muito restritivas.

A medida, a primeira legislação federal significativa destinada a acelerar os carros auto-dirigidos para o mercado, exigiria que as montadoras apresentassem relatórios de avaliação de segurança aos reguladores, mas não exigiriam aprovação prévia de mercado de tecnologias de veículos avançadas.

A Câmara dos Deputados assumirá o projeto de lei quando se reunir novamente em setembro, enquanto os senadores planejam apresentar uma medida similar separada.

"Nosso objetivo era desenvolver uma estrutura regulatória que permita que a indústria inveja com segurança uma supervisão significativa do governo", disse o representante Greg Walden, que preside o Comitê de Energia e Comércio da Casa.

Inicialmente, os autores propuseram que as montadoras e outros vendessem até 100 mil veículos imediatamente. O representante Frank Pallone disse que o período de entrada em fase inicial era essencial, de modo que "milhões de carros isentos não irão atingir nossas estradas ao mesmo tempo".

Os fabricantes devem demonstrar que as isenções vencedoras de carros auto-dirigentes são pelo menos tão seguras como os veículos existentes.

De acordo com a proposta da Câmara, os estados ainda podem estabelecer regras sobre registro, licenciamento, responsabilidade, seguros e inspeções de segurança, mas não conseguiram definir padrões de desempenho de automóveis auto-dirigidos.

Os fabricantes de automóveis louvaram a passagem da comissão, enquanto o diretor de privacidade do Consumer Watchdog, John Simpson, disse que as leis estaduais preemptivas "nos deixam à mercê dos fabricantes, pois usam nossas rodovias públicas como seus laboratórios privados".

General Motors Co, Alphabet Inc, Tesla Inc, Volkswagen AG e outros têm pressionado por legislação para acelerar a implantação de carros auto-dirigidos. Os defensores do consumidor querem mais mudanças, inclusive dando à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário acesso mais rápido aos dados de acidentes e mais recursos para supervisionar carros auto-dirigidos.

A questão assumiu nova urgência, uma vez que as mortes na estrada dos EUA aumentaram 7,7% em 2015, o maior salto anual desde 1966.

Os fabricantes de automóveis dizem que, sem mudanças nas regulamentações, os testes de automóveis auto-dirigidos dos Estados Unidos poderiam se mudar para a Europa e outros países.

VentureBeat




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