Cuiabá | MT 26/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 24 de outubro de 2017, 18h05

PJMT reforça sistema de proteção de dados


Visando a segurança e a proteção das informações que tramitam digitalmente no Poder Judiciário de Mato Grosso, a coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) implantará um novo sistema de firewall. Ação objetiva impedir o vazamento de informações, ou ataques externos aos sistemas do Tribunal. O novo sistema é o mais moderno do mundo em segurança da informação e terá duas fases para sua implantação.

Como explicou o gerente de segurança, Danyllo Carvalho, o firewall analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. “Parede de fogo”, a tradução literal do nome, já deixa claro que o sistema se enquadra em uma espécie de barreira de defesa.

Carvalho enalteceu que o novo sistema, adquirido pelo Poder Judiciário é o que há de mais moderno no mundo de segurança digital. “O novo firewall conta com um dos mecanismos mais eficientes do mundo. Que são inspeções de trafego em camadas 7, camada de aplicação, conta com proteção de ameaças de robôs, é antivírus, faz o bloqueio bem avançado de hackers e aplicações maliciosas e outras aplicações que temos acesso no próprio PJMT. São bastante atualizadas e contam com recursos suficientes para proteger nosso trafego de dados, tanto o externo quanto o interno”, comentou.

A migração para a nova tecnologia será feita em duas etapas e a intenção é que o processo seja o mais tranquilo possível, para não sobrecarregar as redes e o trabalho dos servidores do PJMT. “A primeira fase será a implantação do firewall externo, onde os clientes como advogados e outras pessoas que acessão nossos sistemas. E depois partiremos para a segunda fase que é proteger os sistemas e usos internos dos magistrados e servidores que tem acesso à rede”, concluiu.

A medida de segurança e o investimento na tecnologia pretende proteger ainda mais os dados sigilosos que estão sob a tutela do Poder Judiciário. A nova tecnologia conta com um hardware (aparelho físico) que consegue proteger grandes fluxos de informações. A vantagem de um firewall de hardware é que o equipamento, por ser desenvolvido especificamente para este fim e não está sujeito a vulnerabilidades que eventualmente podem ser encontrados em um servidor convencional.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114