Cuiabá | MT 26/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 25 de outubro de 2017, 02h36

Casa da Afasia, da FOB-USP, atende pessoas que sofreram AVC


A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP inaugurou a Casa da Afasia, que oferece terapia fonoaudiológica intensiva às pessoas com sequelas na fala após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Inédito no Brasil, o projeto é desenvolvido no Departamento de Fonoaudiologia e tem apoio da Fapesp.

A afasia ocorre quando há uma lesão nas áreas do cérebro que são responsáveis pela linguagem. Ela pode prejudicar a comunicação de diferentes maneiras, incluindo a capacidade da pessoa em se expressar e entender o que os outros falam, e dificuldades em ler e escrever.

Segundo a FOB, a ideia do projeto surgiu depois de uma visita da professora Magali de Lourdes Caldana à University of Central Florida, onde conheceu a pesquisadora Janet Whiteside, diretora da Aphasia House.

No campus da USP de Bauru foi construído um container pela empresa bauruense RC Containers, próximo a Clínica de Fonoaudiologia, com a criação de um ambiente terapêutico onde é realizada a terapia fonoaudiológica simulando uma casa, com quarto, cozinha, sala, escritório e banheiro.

Os atendimentos na Casa da Afasia são feitos na Clínica de Fonoaudiologia da FOB (rua Maracy, Vila Universitaria), em quatro módulos de 100 horas, durante cinco semanas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Os requisitos são pacientes que tiveram AVC há menos de um ano, pessoas com dificuldade para falar pós-doença, não ter feito terapia fonoaudiológica de fala e ter idade igual ou superior a 18 anos.

Mais informações: (14) 3235-8422  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114