Cuiabá | MT 26/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 22 de novembro de 2018, 08h01

Pesquisadora da USP ganha prêmio da Society for Neuroscience


Elaine Del Bel, professora titular em Fisiologia na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi a ganhadora do Bernice Grafstein Award for Outstanding Accomplishments in Mentoring, concedido pela Society for Neuroscience (SfN), nos Estados Unidos.

O prêmio foi entregue no início de novembro em San Diego, na Califórnia, e reconhece indivíduos que demonstraram dedicação ao aconselhamento de mulheres neurocientistas e à facilitação de sua entrada ou permanência no campo das neurociências. Foi estabelecido em 2009, sendo o prêmio apoiado por Bernice Grafstein, a primeira presidente mulher da SfN.

Del Bel é a primeira brasileira a receber um prêmio da SfN, a maior organização mundial de cientistas e profissionais da saúde que se dedicam a entender o sistema nervoso central.

“É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969, com aproximadamente 37 mil membros de mais de 90 países. A reunião anual da Society for Neuroscience é a maior fonte mundial de notícias emergentes sobre ciência do cérebro e saúde”, disse Del Bel à Agência Fapesp.

“A Society for Neuroscience está feliz em reconhecer neurocientistas, não apenas por suas contribuições em pesquisa, mas também por seus esforços para aumentar a representação das mulheres na ciência. Sua dedicação em orientar e encorajar a próxima geração de neurocientistas acabará por fortalecer o campo e levar a descobertas que avançam as neurociências”, disse Richard Huganir, presidente da SfN.

Del Bel é presidente da Federação de Sociedades de Neurociência da América Latina, do Caribe e na Península Ibérica (Falan) e coordena o Projeto Temático “Estudo da contribuição do processo inflamatório na discinesia induzida por L-DOPA na doença de Parkinson”, apoiado pela Fapesp.

Orientou mais de 130 estudantes de graduação e pós-graduação, além de pós-doutorados, entre eles 84 mulheres e muitos jovens cientistas da América Central e do Sul.

Além do trabalho pioneiro em doenças degenerativas do sistema nervoso, em especial a doença de Parkinson, Del Bel instituiu programas para promover a igualdade entre os estudantes, especialmente estudantes mulheres da América Latina.

“Meu compromisso de longa data de orientar as futuras gerações de mulheres líderes em neurociência é reflexo da minha participação em programas de divulgação científica e comitês, que incluem a Organização Internacional de Pesquisas do Cérebro e o Comitê Mulheres de Liderança Mundial em Neurociência, além de organizar reuniões da Women in World Neuroscience”, disse. 

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114