Cuiabá | MT 28/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 12 de junho de 2011, 17h45

Foguete amador dinamarquês é lançado com sucesso


Aeronave construída por engenheiros espaciais amadores foi lançada de uma espécie de balsa no Mar Báltico e alcançou oito quilômetros de altitude

Uma dupla dinamarquesa de engenheiros espaciais amadores conseguiu lançar um foguete 'caseiro' de 9 metros de comprimento e 1,6 tonelada. A aeronave atingiu 8 quilômetros de altitude.

Peter Madsen e Kristian von Bengtson usaram como plataforma de lançamento uma espécie de balsa, no Mar Báltico. A equipe, batizada de Copenhagen Suborbitals, tinha a permissão da marinha da Dinamarca para usar uma zona de testes militares 30 quilômetros a leste do porto da cidade de Nexoe.

O propulsor do foguete foi ejetado depois de ter utilizado todo o combustível, imitando o procedimento de lançamentos como o dos ônibus espaciais da Nasa. A espaçonave continuou em ascensão até perder toda a energia. Na descida, a cápsula de pouso não conseguiu abrir o paraquedas adequadamente.

A dupla planejava alcançar até16 quilômetros com seu foguete. Mesmo assim, o feito foi aplaudido por diversas pessoas que acompanharam o lançamento. E o experimento foi recuperado praticamente intacto no mar — apenas a tampa estava faltando.

Espaço - Esta foi a segunda tentativa dos engenheiros amadores. Na primeira vez, em setembro de 2010, um fusível defeituoso atrapalhou os planos dos noruegueses. O objetivo da Copenhagen Suborbitals é um dia lançar um foguete tripulado a cerca de 100 quilômetros de altitude, o início do espaço sideral.

Até agora, o projeto custou 53.000 dólares e está sendo financiado por patrocinadores particulares e dezenas de empresas, incluindo a Air Liquide SA, uma das maiores fabricantes de gases industriais do mundo.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114