Cuiabá | MT 27/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 17 de junho de 2011, 12h51

MT inaugura agência regional do Instituto Nacional de Tecnologia


Mato Grosso passa hoje (17) a ser o primeiro estado do País a contar com uma Agência Regional de Inovação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A nova unidade, que atenderá às empresas de Mato Grosso, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e o Instituto Nacional de Tecnologia, que faz parte da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A cerimônia de inauguração da Agência Regional acontecerá às 8h, no Espaço Cultural Liu Arruda, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, com a presença do vice-governador Francisco Daltro, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e do diretor nacional do INT, Domingos Manfredi Naveiro.

O Instituto tem como missão participar ativamente do desenvolvimento e modernização do País, incorporando soluções tecnológicas às atividades produtivas, com foco na eficiência e competitividade da indústria. Por meio da nova agência de Mato Grosso, o Instituto levantará as necessidades das empresas locais e agenciará contratos para a realização de assessorias técnicas, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, tecnologia industrial e serviços tecnológicos a serem realizados a partir de sua sede, instalada no Rio de Janeiro (RJ).

Estados como Mato Grosso do Sul (MS) e o Espírito Santo (ES) tentam também instalar nas suas capitais uma Agência Regional de Inovação do Instituto Nacional de Tecnologia.

Atualmente, a competência técnica do INT atende a vários setores industriais, abrangendo as áreas de catálise e processos químicos, corrosão e degradação, desenho industrial, energia, engenharia de avaliações, gestão da produção, inovação e prospecção tecnológicas, processamento e caracterização de materiais, ensaios em materiais e produtos e química analítica. A infraestrutura do Instituto inclui diversos laboratórios que hoje são referências nacionais em suas áreas de atuação, organizados em conformidade com rígidos padrões de normalização, metrologia e qualidade industrial.

A Agência de Inovação funcionará, em Cuiabá, no Centro Político Administrativo, Rua 03, s/nº. A expectativa do Governo do Estado do Mato Grosso e do INT é que o novo serviço contribua significativamente para a inovação tecnológica e o desenvolvimento das indústrias mato-grossenses.

INT

O INT foi o primeiro a desenvolver carro a álcool, regulamentação metrológica, estudos de óleos vegetais como combustível, processo para uso de carvão vegetal na siderurgia, serviço de informações tecnológicas para atendimento ao setor empresarial, tendo papel decisivo em episódios como a confirmação da existência de petróleo no Brasil, em Lobato (BA), e a validação tecnológica do Proálcool. O INT tornou-se também o primeiro órgão público federal credenciado pelo Inmetro para certificar produtos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114