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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), encerrou na última semana o cronograma de monitoramento das unidades do programa Ação Digital instaladas em Mato Grosso.
Com o objetivo de melhorar a estrutura das unidades de atendimento ao público, bem como capacitar os profissionais que nelas atuam, a equipe técnica do projeto Ação Digital percorreu mais 30 mil quilômetros, em 2011, para vistoriar os 176 telecentros do programa.
De acordo com o coordenador do Programa Ação Digital, César Vidotto, até 2010, os esforços do Governo do Estado foram no sentido de garantir a expansão deste programa, que tem como mote a inclusão digital, para os 141 municípios mato-grossenses.
“Uma das responsabilidades do governo estadual após instalação destas unidades era provê-las de todo o suporte técnico necessário, acompanhamento das ações em conformidade com o modelo de gestão definido, bem como estabelecimento de novas metas e metodologias em conjunto com os gestores locais. O fornecimento de materiais (móveis e equipamentos) necessários à ampliações e modernizações também é de nossa responsabilidade. Então, estabelecemos este trabalho de monitoramento das unidades do programa, para que, a curto prazo, estes objetivos sejam atendidos, resultando no melhor atendimento à população”, pontuou Vidotto, destacando que esta ação terá continuidade nos próximos anos.
A falta de conhecimento do modelo de gestão adotado, em razão de constantes substituições dos gestores locais e do projeto, bem como a baixa eficiência dos serviços de comunicação (link de acesso a internet), observadas em alguns municípios, foram apontadas pela equipe técnica da Setas como principais problemas encontrados nas unidades do programa Ação Digital.
“Para solucionar essas questões, reforçamos o treinamento dos profissionais que atuam diretamente nos telecentros durante o monitoramento e estamos orientando aos gestores municipais a fazerem o incremento da velocidade do serviço de internet disponibilizada.
Ainda sim, é fato que em alguns municípios a qualidade dos serviços de acesso a internet pode ser considerada precária. Nestes casos, aguardamos a melhoria dos serviços prestados pelas empresas, ou ainda a consolidação do Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal (PNBL), que está em andamento na Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações”, informou o coordenador do Programa Ação Digital.
PRÓXIMAS AÇÕES
Dentro do calendário de atividades para este ano, estão previstas a ampliação do projeto com a implantação de novas unidades do programa, a revitalização de outras com a troca de equipamentos e mobiliários, além da construção de um novo projeto que, no primeiro momento, proporcionará aos usuários dos telecentros qualificação profissional com cursos de aprendizagem à distância.
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