Cuiabá | MT 07/05/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 13 de setembro de 2011, 21h19

Monitoramento das unidades do MT Ação Digital garante acesso da população ao projeto


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), encerrou na última semana o cronograma de monitoramento das unidades do programa Ação Digital instaladas em Mato Grosso.

Com o objetivo de melhorar a estrutura das unidades de atendimento ao público, bem como capacitar os profissionais que nelas atuam, a equipe técnica do projeto Ação Digital percorreu mais 30 mil quilômetros, em 2011, para vistoriar os 176 telecentros do programa.

De acordo com o coordenador do Programa Ação Digital, César Vidotto, até 2010, os esforços do Governo do Estado foram no sentido de garantir a expansão deste programa, que tem como mote a inclusão digital, para os 141 municípios mato-grossenses.

“Uma das responsabilidades do governo estadual após instalação destas unidades era provê-las de todo o suporte técnico necessário, acompanhamento das ações em conformidade com o modelo de gestão definido, bem como estabelecimento de novas metas e metodologias em conjunto com os gestores locais. O fornecimento de materiais (móveis e equipamentos) necessários à ampliações e modernizações também é de nossa responsabilidade. Então, estabelecemos este trabalho de monitoramento das unidades do programa, para que, a curto prazo, estes objetivos sejam atendidos, resultando no melhor atendimento à população”, pontuou Vidotto, destacando que esta ação terá continuidade nos próximos anos.

A falta de conhecimento do modelo de gestão adotado, em razão de constantes substituições dos gestores locais e do projeto, bem como a baixa eficiência dos serviços de comunicação (link de acesso a internet), observadas em alguns municípios, foram apontadas pela equipe técnica da Setas como principais problemas encontrados nas unidades do programa Ação Digital.

“Para solucionar essas questões, reforçamos o treinamento dos profissionais que atuam diretamente nos telecentros durante o monitoramento e estamos orientando aos gestores municipais a fazerem o incremento da velocidade do serviço de internet disponibilizada.

Ainda sim, é fato que em alguns municípios a qualidade dos serviços de acesso a internet pode ser considerada precária. Nestes casos, aguardamos a melhoria dos serviços prestados pelas empresas, ou ainda a consolidação do Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal (PNBL), que está em andamento na Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações”, informou o coordenador do Programa Ação Digital.

PRÓXIMAS AÇÕES

Dentro do calendário de atividades para este ano, estão previstas a ampliação do projeto com a implantação de novas unidades do programa, a revitalização de outras com a troca de equipamentos e mobiliários, além da construção de um novo projeto que, no primeiro momento, proporcionará aos usuários dos telecentros qualificação profissional com cursos de aprendizagem à distância. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114