Cuiabá | MT 26/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 19 de outubro de 2011, 21h26

Jovens terão oportunidade de conhecer carreiras e tecnologia da indústria


Estudantes do ensino médio de todo país terão, esta semana, a oportunidade de saber um pouco mais sobre carreiras industriais, mercado de trabalho e desenvolvimento tecnológico na indústria. Por meio do projeto 'Senai Casa Aberta', jovens poderão visitar as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Brasil, inclusive em Mato Grosso, e participar de atividades voltadas à orientações sobre formação profissional, inovação, tecnologia industrial e inclusão. No Estado, a programação ocorre de 20 a 22 de outubro, nas unidades do Senai-MT em Cuiabá (15 de Novembro e Distrito Industrial), Várzea Grande e Sinop.

"O Senai-MT participa do Casa Aberta desde 2009, quando o projeto reuniu aproximadamente 1.000 pessoas em Várzea Grande. Em 2010, o número dobrou e foi realizado também nas unidades de Cuiabá. Nesta terceira edição, ampliamos o projeto para Sinop e esperamos alcançar 3.300 visitantes nas quatro escolas da instituição", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. Ele acrescenta que, além dos estudantes do ensino médio, a iniciativa também é uma oportunidade para empresas e profissionais conhecerem os serviços e produtos do Senai-MT. "Aqueles que decidirem conferir a programação, poderão verificar in loco nossa moderna infraestrutura e, asseguro, ficarão impressionados". Recentemente, o Senai-MT abriu 300 vagas de emprego para técnicos e instrutores que desejarem integrar à equipe da instituição.

A programação conta com palestras, miniaulas, visitas guiadas pelos ambientes de ensino, mostra tecnológica, balcão de negócios, ações de inclusão e depoimentos de ex-alunos do Senai-MT que conquistaram sucesso no mercado de trabalho. As palestras irão abordar temas que tratam das oportunidades de emprego e da importância da qualificação. Entre os assuntos estão as perspectivas de educação e trabalho em função do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As miniaulas terão abordagens em diferentes áreas. Entre elas: vestuário (desenho de moda, customização de camisetas), segurança do trabalho (combate a incêndio), inclusão (libras), gestão (técnicas para elaboração de currículo, postura em entrevistas de emprego, finanças pessoais), automação (tendências em automação, mecatrônica e robótica), panificação (confeitaria), construção (noções de pintura), tecnologia da informação (apresentação de slides em PowerPoint 2007, criação de formulários eletrônicos em Word 2007, miniblog Dreamweaver, criando seu facebook), entre outras.

Da exposição tecnológica, o destaque será a Mostra Inova Senai 2011, que terá demonstração de 15 projetos inovadores desenvolvidos por estudantes e professores do Senai-MT. A ação será no Senai-Cuiabá e contempla iniciativas das áreas de automação, eletroeletrônica, alimentos e bebidas, e segurança no trabalho. Além disso, outras atrações que deverão agradar ao público são a pista de robótica e o 'Ciência em Show', no Senai-Várzea Grande. Na Escola Senai da Construção, a novidade será a proposta de inclusão, com o 'Jardim Sensorial', onde os visitantes poderão testar os cinco sentidos por meio da experiência no ambiente vivo.

O Senai Casa Aberta é um projeto de abrangência nacional, cujo objetivo é objetivo aproximar mais o Senai das comunidades onde atua. Está na terceira edição e, este ano, a organização do evento espera receber 500 mil visitantes no Brasil, principalmente estudantes, nas 367 escolas do Senai do país. Para saber mais sobre o projeto e conferir a programação em cada escola, acesse senaicasaaberta.com.br.

Veja também: Senai-MT expõe 15 projetos inovadores em Cuiabá

DESTAQUE SENAI EM JORNALISMO – Está terminando o prazo de inscrição (24 de outubro) para o prêmio Destaque Senai em Jornalismo. Todas as informações sobre o concurso (tema, inscrição, categorias, premiação, regulamento, sugestões de pauta e galerias de fotos) podem ser obtidas no hotsite. Por meio do link, o profissional da imprensa ainda poderá acessar o Blog Pauta Quente. Jornalistas interessados em inscrever-se também podem entrar em contato com a assessoria de imprensa pelos números (65) 3611-1516 / 1541 e 1678.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114