Cuiabá | MT 26/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 16 de novembro de 2012, 13h44

Review do Motorola MotoGO: um celular fácil de confundir com um smartphone


Durante o review percebemos um objetivo claro no Motorola MotoGO: trazer as principais funções de um smartphone em um aparelho bem mais barato e simples. Na verdade, é até complicado dizer que o modelo não é um telefone inteligente, já que ele conta com conexões Wi-Fi e 3G, possui câmera com alguns recursos e disponibiliza um pacote com diversos aplicativos interessantes. Mas será que é isso tudo mesmo? Conheça mais sobre o MotoGO neste review do TechTudo.

Design

O layout, talvez, seja o ponto onde o MotoGO mais se aproxime de um celular comum. Apesar de ser leve (100g), compacto e ter um design geral semelhante ao do BlackBerry, ninguém diz que o aparelho possui tantos recursos só olhando para ele. O corpo do dispositivo é feito em plástico branco e prateado, traz uma pequena tela de 2,2 polegadas e um teclado QWERTY físico.

Além disso, a pegada do aparelho não é muito boa. Mesmo sendo pequeno em altura, ele é bem largo e um pouco "gordinho", gerando um pouco de desconforto durante o uso. O MotoGO também não é muito resistente, e sua tampa traseira solta com qualquer queda no chão, podendo até mesmo quebrar devido ao seu material fraco.

O teclado físico do modelo, por outro lado, é muito confortável e tem uma divisão bem prática: ele se assemelha bastante aos teclados de computador - com botões de "Alt", "Caps Lock" e "Enter" -, mas os principais símbolos e acentos têm atalhos nas próprias teclas alfabéticas.
Funcionalidades e Desempenho

O grande diferencial do MotoGO é ter suporte a conexões Wi-Fi e 3G, recursos básicos nos smartphones atuais, mas dificilmente encontrados em celulares comuns. Ambas as funções funcionam muito bem, com bom desempenho. Além disso, o aparelho traz a conexão Bluetooth para troca de arquivos com outros dispositivos próximos.

Na questão de atrativos, o modelo também surpreende: sua interface é parecida com a do Android, e o aparelho já traz diversos apps de fábrica, como Facebook, Orkut, Twitter, Google Maps, Gmail, YouTube, e até a barra de buscas do Google, entre outros. Os programas, porém, são todos baseados em Java, e não possuem nem de longe o mesmo desempenho das versões para Android ou iOS.

Inclusive, os softwares demoram bastante para abrir e para carregar, além de terem interfaces muito simples e algumas vezes pouco funcionais - como o Facebook, por exemplo, que não parece otimizado para uma tela pequena e mostra os textos e as fotos da rede social bem pequenos.

Mas as funcionalidades do MotoGO não param por aí: ele ainda possui o navegador de internet Opera, rádio FM, reprodutor de mp3, editor de fotos, gravador de som, compositor de melodias e ainda roda jogos em Java - apesar de não incluir nenhum de fábrica. Ou seja, em matéria de recursos, ele é uma perfeita mistura entre um celular comum e um moderno smartphone.

Graças à simplificidade na estrutura dos aplicativos e funções - mesmo sendo tantos -, o desempenho geral do aparelho é perfeito, e não mostra qualquer sinal de lentidão ou travamento. Claro que isso se deve também ao fato de o sistema não deixar que dois apps sejam abertos simultaneamente - é uma tarefa por vez e olhe lá.
O modelo conta com somente 50 MB de memória interna, mas já vem com um cartão de 2 GB incluso - expansíveis com um microSD de até 32 GB. Ou seja, o suficiente para baixar diversas músicas, jogos e imagens sem grandes problemas.

Um ponto a se ressaltar é a qualidade das ligações realizadas com o MotoGO. Talvez pelo fato do fone ser muito grande, o som das chamadas é baixo, e em situações mais barulhentas - como na rua ou no ônibus - é muito difícil ouvir qualquer coisa durante as ligações. Já na questão da captação do microfone não foi percebido nenhum problema.
Câmera

A câmera de 2 megapixels do Motorola merece destaque. Não pela qualidade das fotos - que são muito simples e servem para, no máximo, serem postadas nas redes sociais -, mas pelos efeitos e recursos que ela traz, algo raro em se encontrar em um aparelho barato como este.

Entre as funções disponíveis pelo aplicativo da câmera do MotoGO estão efeitos interessantes como preto e branco, sépia amarela, azul e verde, negativo, luz fluorescente, entre vários outros. Além disso, o celular possibilita controlar a abertura da máquina para regular a luz, dar zoom de até oito vezes e tirar múltiplas fotos com um único disparo.

Por fim, o modelo grava vídeos sem muita qualidade, mas com a resolução mínima para ser postado no YouTube e compartilhado com os amigos.
Bateria

A bateria não é um ponto forte do modelo. Caso o usuário faça uso frequente da internet, dos aplicativos e de ligações e mensagens, a energia do aparelho não chega nem a um dia de autonomia. Ele melhora bastante, porém, caso não se utilize os recursos ligados à Internet. Só com chamadas e SMSs o celular aguenta cerca de dois dias sem precisar recarregar, tranquilamente.

Custo-benefício

O Motorola MotoGO custa em média R$ 329 e, dada a quantidade de funções que traz, é um modelo com um excelente custo-benefício. A única ressalva que deve ser feita é que o aparelho não é exatamente um smartphone - ele não tem nem um sistema operacional definido - e não conta com uma tela touch. Pelo mesmo valor, ou por só um pouco mais, é possível encontrar celulares Android que fazem as mesmas coisas que o MotoGO de forma bem superior.

No entanto, se você não faz questão nenhuma de ter um Android ou de seu aplicativos, ou se gosta muito de ter um teclado físico, este modelo é uma ótima opção. As conexões à internet Wi-Fi e 3G e os vários aplicativos já instalados dão uma bagagem enorme ao aparelho, que com certeza não vai desagradar nenhum usuário que comprá-lo sem esperar um smartphone propriamente dito. 

Techtudo




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114