Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Segunda, 19 de junho de 2017, 17h10

Ex e atual recorrem a hospital em Sampa


O atual governador de Mato Grosso Pedro Taques (PSDB) suspendeu os compromissos de sua agenda desta segunda-feira (19.06) para realizar exames médicos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
 

Pedro Taques, atual governador.


E também o ex-governador Jayme Campos (DEM) ao realizar exames de rotina no Hospital do Coração, em São Paulo, acabou por se submeter a implantação de um stent e de um procedimento para implantação de um cateter.
 

Jaime Campos, ex-governador

Conforme a Comunicação do governador Taques ele estava passando o fim de semana na capital paulista quando teve um mal-estar. Com suspeita de pneumonia, os médicos que o atenderam solicitaram uma série de exames e passa bem e aguarda o resultado dos exames.

Por sua vez Jaime Campos já retornou para VG e mesmo nessa semana de frio promete despachar na prefeitura, onde ocupa o cargo de Secretário de Assuntos Estratégicos da prefeitura Lucimar Campos - sua esposa.

Hospital do Coração - Cateterismo Cardíaco

O que é?

O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado por médicos especializados, com o objetivo de diagnosticar ou tratar várias doenças cardíacas. Através dele é possível avaliar a função do coração, visualizar as artérias coronárias (que fornecem oxigênio ao coração) e a presença de placas de gordura (estenose/obstrução), avaliar alterações no funcionamento das válvulas cardíacas e mesmo a presença de doenças congênitas. De maneira simplificada, um cateter fino e flexível é introduzido através de uma veia ou artéria periférica até o coração. Este cateter pode ter várias finalidades, como visualizar as artérias coronárias (cinecoronariografia), desobstruir placas de gordura (angioplastia), avaliar a função do coração (estudo hemodinâmico) entre outras.

Como é o procedimento?

O Cateterismo Cardíaco é realizado por médicos especializados (cardiologista intervencionista), auxiliados por enfermeiros e técnicos treinados, em uma sala (laboratório de hemodinâmica) (Figura) com aparelhos de Raios-X, monitores de eletrocardiograma e de pressão arterial, além de uma filmadora apropriada para registrar o estado em que se encontra o seu coração. O exame se inicia com a anestesia local (semelhante a dos procedimentos odontológicos) quando o paciente sentirá uma dor leve e passageira. A seguir, seu médico irá puncionar ou dissecar uma artéria ou veia na perna (virilha), no braço, ou no punho, por onde será introduzido um tubo fino e flexível chamado cateter (menor do que 0,5 cm), sendo este guiado até o coração para que se possa analisar principalmente a função do coração e o estado das artérias coronárias.

Quais as precauções que devo tomar?

Atualmente o exame é de baixo risco, sendo que a maioria das complicações são consideradas leves: pequenos hematomas e sangramentos, reações nauseantes e arritmias cardíacas (5%) que podem ser prontamente revertidas pelo médico. As complicações maiores (infarto, derrame e óbito) são raras (0,3%) e geralmente acontecem em paciente com doença cardíaca já avançada.

O exame é realizado à base de contraste iodado, portanto, o paciente deverá informar se é alérgico ao iodo, para que as devidas precauções possam ser tomadas. Pacientes em uso de anticoagulantes (marevan, marcoumar, coumadin) também deverão informar a utilização destes ao seu médico, para que se possa suspender a medicação previamente ao exame. O paciente deverá ainda relatar a presença de diabetes (quais as medicações em uso), hipertensão arterial, colesterol, tabagismo e trazer seus exames cardiológicos.

O que ocorre após o exame?

Após o exame, que dura cerca de 40 minutos, o paciente será encaminhado ao seu quarto, quando fará um repouso de 1 a 4 horas, dependendo do tipo de exame e de seus achados. Os paciente que realizar o exame pelo braço e pelo punho poderá ter alta uma hora após o final do procedimento, dependendo do resultado do exame. Quando for realizado pela perna, o paciente deverá permanecer em repouso por 2 a 4 horas, podendo ter alta também no mesmo dia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114