Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Quinta, 22 de junho de 2017, 15h37

Assembleia lança programa 10S


A Superintendência de Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que tem entre suas atribuições e responsabilidades, a produção de atividades que resultem em mais qualidade de vida aos servidores e na promoção da melhoria dos serviços prestados à sociedade, lançou hoje (22), a terceira fase do Projeto Sensos que de 8S, agora no biênio 2017/2019, passa a ser 10S.

Segundo a coordenadora do programa, Creuza Carmem da Silva, o programa tem 9 anos desde sua implantação na Casa de Leis, com o programa 5S, método japonês de gestão mais conhecido no mundo. Ele se refere, de acordo com a coordenadora, a sensos que devem ser incorporados por todas as organizações que prezem por um bom desempenho.

“Agora vamos para os 10s. Estamos muitos otimistas. Foi uma luta muita grande, mas os resultados já estão visíveis e o pior já passou. Entramos agora com mais dois sensos: Senso dos Princípios Morais e Éticos e Senso de Responsabilidade Social”, festejou Creuza.

Para alcançar esses objetivos, a coordenadora explicou que todos os servidores da Assembleia ao longo dos anos foram convidados a modificar seus hábitos a partir de metas para melhorias nas condições de trabalho; ordenação e limpeza; eliminação de desperdícios e redução de custos; aumento de produtividade e autodisciplina; educação; treino; aprendizado e hábito para melhorar a qualidade de vida.

“Nossas cartilhas serão entregues em outros legislativos, como em câmaras municipais, nas assembleias itinerantes pelo estado, para difundir nossas conquistas aqui e incentivar outras instituições a seguir o programa. Somos referência e já levamos treinamentos a outros órgãos”, conta.

Conceitos - Dentro da organização, a filosofia dos 10S deve ser exercida para que o objetivo seja a melhoria nas condições de trabalho, motivando assim os empregados para que possam transformar sua capacidade em realizações pessoais e para e empresa.

1º – Senso de Utilização (Seiri) - Tem como objetivo eliminar tudo o que não agrega valor, utilizando todos os recursos disponíveis, evitando o excesso, desperdícios e má utilização.

Benefícios: Maior senso de organização e economia, reaproveitando os recursos disponíveis; liberação de espaço para diversos fins; aumento da produtividade das pessoas envolvidas; menos riscos de acidentes no local de trabalho; evita compras desnecessárias; combate a burocracia.

2º – Senso de Ordenação (Seiton) - Ordenar o que é necessário na quantidade certa, na hora e local adequados.

Benefícios: Reduz tempo de busca do que se precisa; diminui a necessidade de controle de estoque; facilita a movimentação interna; evita compras desnecessárias e danos aos objetos estocados; aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansaço físico e mental; evacuação rápida em caso de perigo.

3º – Senso de Limpeza (Seiso) - O contexto desse senso seria zelar pela conservação e limpeza de tudo que utilizamos.

Benefícios: Ambiente mais agradável e sadio; ajuda na prevenção de acidentes; melhoria e preservação dos equipamentos, proporcionando maior vida útil; diminuição do desperdício; prevenção da poluição; melhoria da imagem interna e externa da empresa.

4º – Senso de Saúde e Higiene (Seiketsu) - Verifica se o espírito do programa está sendo absorvido, ou seja, checar o resultado parcial em toda empresa, checar os banheiros, refeitórios, oficinas, áreas operacionais. Se estes locais estão em ordem, o programa está sendo cumprido.

Benefícios: Prevenção de acidentes; elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal; prevenção e controle do estresse; melhoria da qualidade de vida e economia em combate a doenças (enfoque preventivo).

5º – Senso de Autodisciplina (Shitsuke) - Um ambiente de trabalho disciplinado é a medida mais importante para se garantir a qualidade.

Benefícios: Serviços executados dentro dos requisitos de qualidade; desenvolvimento pessoal e profissional; aumento da possibilidade de resultados de acordo com o planejado; incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.

6º – Senso de Determinação de União (Shikaro Yaro) -Transparência na condução da gestão onde os gestores devem definir formas para que todos se encaixem no processo para assim se ter um bom trabalho de equipe.

Benefícios: Aumento da confiança dos empregados dentro da organização; maior compromisso dos empregados visando os resultados desejados; melhora nas relações interpessoais; retêm talentos.

7º – Senso de Treinamento (Shido) - Qualificação do profissional e engrandecer o ser humano que passa a ter maior empregabilidade, o ser humano deve ser considerado de maior valor.

Benefícios: Maior empregabilidade; aumento da produtividade e resultados; desenvolvimento de talentos.

8º – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku) - Estimular os empregados para que criem novas alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, dando a eles noção da realização do trabalho com qualidade, contribuindo com a prática da reciclagem e com o meio ambiente.

Benefícios: Economia com a redução dos desperdícios de materiais e serviços; redução de horas extras; preservação do meio ambiente; reeducação das práticas de aquisição de materiais.

9º – Senso dos Princípios Morais e Éticos (Shisei RINRI) - A empresa deve definir padrões de conduta, para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado.

Benefícios: Servidores mais compromissados com os resultados da empresa, procurando agir com ética perante a própria empresa, clientes e fornecedores.

10º – Senso de Responsabilidade Social (Sekinin Shakai) - Incentivo da empresa juntamente com seus funcionários para realização de trabalho voluntário, atendendo entidades carentes.

Benefícios: Melhoria da imagem da empresa perante a sociedade e órgãos do governo; maior produtividade dos empregados; participação do crescimento sócio – econômico da população.

Dentro da organização, a filosofia dos 10S deve ser exercida para que o objetivo seja a melhoria nas condições de trabalho, motivando assim os empregados para que possam transformar sua capacidade em realizações pessoais e para e empresa.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114