Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Quinta, 06 de junho de 2019, 21h27

Max Russi prestigia "Juntos Pelo Araguaia", visita plantio de mudas e destaca atendimento a aves sil


Na data em que é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), visitou a Fazenda Por do Sol, zona rural de Pontal do Araguaia. Lá também é prestado atendimento a aves abandonadas ou vítimas de maus-tratos.

.

O local já chegou a atender 20 espécies de uma só vez, em 10 anos de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Conforme o proprietário, o professor-doutor José Nogueira de Moraes, boa parte desses pássaros são devolvidos a natureza.

"Aqueles animais, que são mais arredios a gente zela para eles irem embora. Já os que são muito domésticos, a gente cuida", explicou.

Para o deputado Max Russi, esse é um exemplo louvável do que pode ser estimulado, em ações de acolhimento a animais silvestres. O parlamentar é autor da Lei 10.846 de 2019, promulgada pela Assembleia Legislativa e que assegura a proteção e destinação de animais resgatados.

Ele reforça que a intenção é corrigir uma distorção na Lei Federal nº 9.605, artigo 32, que propõe punição a quem pratica abuso e maus-tratos aos animais, mas não legisla sobre o destino do animal apreendido.

"No caso dos animais silvestres, a intenção é justamente estabelecer essa reintrodução, seja nos ambientes selvagens, naturais ou zoológicos. Esse trabalho da Fazenda Pôr do Sol é um exemplo muito claro de que essa ação pode ser feita de forma efetiva. Além de ajudarmos na preservação das espécies, favorecemos o nosso meio ambiente", destacou Max.

Bioma Cerrado

O deputado Max Russi participou do lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia", que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), governadores de Mato Grosso e Goiás, Mauro Mendes e Ronaldo Ramos Caiado, ambos democratas, além de deputados, prefeitos e autoridades federais, estaduais e locais.

A intenção é promover ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região de ambos os estados

A Fazenda Pôr do Sol é uma das propriedades da região a dar pontapé inicial no plantio de mudas de espécies nativas, fomentando o início desse programa na região da divisa MT/GO.

"Um grande avanço para a preservação ambiental de ambos os estados. Temos que nos atentar, a cada dia mais, a recuperação e reflorestamento de áreas degradas", pontuou o parlamentar.

Pauta ambiental

A pauta ambiental foi reforçada por Max Russi no início de seu atual mandato. Esse tem sido um dos compromissos, firmados pelo parlamentar no decorrer de sua atual gestão.

Russi defende que haja mais incentivo, para que a população tenha melhor consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente, assim como a educação em sala de aula.

Conforme a Câmara Federal, no país os ambientalistas pedem o compromisso dos políticos com o desmatamento ilegal zero, a proteção dos mananciais, o fortalecimento das unidades de conservação e das terras indígenas e quilombolas.

O parlamentar defende esse trabalho na Casa de Leis, com propostas focadas em conservação, uso sustentável da biodiversidade e restauração da vegetação nativa.

“Vivemos em um Estado rico em biodiversidade. Por isso precisamos trabalhar propostas que incluem ações emergenciais e de base sólida, para que possamos estabelecer um posicionamento firme e decisivo e assim possamos incentivar mais as causas ambientais”, pontuou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114