Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Sábado, 10 de julho de 2010, 16h55
Exclusão

Serys participa na Itália de discussão sobre campanhas milionárias


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) participará entre os dias 13 e 17 de julho, em Bellagio, Itália, da discussão de um projeto mundial definida como Plataforma Global de Votação, que vai tratar, entre outros assuntos, do combate a marginalização da sociedade do processo político e campanhas milionárias. O evento está sendo promovido pela Rockefeller Foundation e pela Dalberg’s Non-Profit. A senadora de Mato Grosso foi a única parlamentar da América Latina chamada para discutir modificações nos processos eleitorais mundiais.

 

“Esta discussão se faz mais importante para o Brasil quando vemos os custos das campanhas eleitorais chegarem a patamares insustentáveis e que representam exclusão total daqueles que não possuem o poder financeiro. Quero ajudar a pensar uma outra forma de fazer política eleitoral que possa trazer para o jogo aqueles que não possuem dinheiro para se inserirem na disputa” – frisou Serys.

 

Serys integra um seleto grupo de 20 pessoas convidadas a participarem dos debates e consignar os caminhos para modificar as atuais condições eleitorais em todo mundo. Essas pessoas, de acordo com os organizadores, “possuem experiência e capacidade técnica para contribuírem para dar forma a este conceito e ajudar a criar uma plataforma que possa levar a uma profunda inovação no processo político global”.

 

Além da senadora, a lista de convidados inclui outros internacionalmente reconhecidos líderes da mídia online e redes sociais, representantes das Nações Unidas, de universidades, de organizações da sociedade civil e de importantes fundações.

 

Acredita-se que os atuais canais democráticos estão falhando em democracias estabelecidas, e bilhões de pessoas estão efetivamente marginalizados do processo político. O conceito de uma Plataforma Global de Votação é criar uma ferramenta para que os cidadãos de todo o mundo, seja em países ricos ou em desenvolvimento, possam participar efetivamente de processos decisórios de uma forma inteiramente nova, construída sobre a força das mídias sociais e comunidades online.

 

Twitter, Facebook, Avaaz, MoveOn, e muitos outros serviços on-line têm sido bem sucedidos no cenário global. Como o acesso à rede cresce em todo o mundo, as redes sociais, a força das comunidades on-line só pode crescer, juntamente com a sua capacidade de mobilização dos cidadãos. O papel do Twitter no recente levante no Irã, por exemplo, será o pano de fundo principal para as discussões.

 

A combinação da maturidade das comunidades online e a rápida expansão da tecnologia, contrasta, no entanto, com a falta de processos democráticos e a necessidade de encontrar soluções para os problemas mundiais urgentes. Serys cita, entre outros, o aquecimento global, a instabilidade financeira, e a migração. “Hoje existe uma oportunidade de gerar inovação democrática profunda” – enfatizou a senadora.

Serys ganhou assento nessa importante discussão por seu histórico de luta pela democratização do acesso ao poder de grupos marginalizados, como trabalhadores, das mulheres, minorias sexuais e raciais, bem como pela sua defesa do software livre que contribuiu sobremaneira para o barateamento dos computadores e permitiu o avanço da democratização da tecnologia.

 

Além disso, ela destacou-se neste ano com a apresentação do projeto de lei nº 129 que permite a utilização da assinatura eletrônica para facilitar a apresentação de projetos de iniciativa popular, quer dizer o apoiamento a este tipo de propositura poderá ser expandida e contar com a participação de mais e mais cidadãos.

 

“Pretendo levar para a Itália nossas experiências recentes de participação popular através das mídias sociais, como twitter e facebook. A aprovação de projetos como o “Ficha Limpa” e a PEC da Juventude foi fruto de mobilização social através da Internet o que colocou especialmente os jovens no debate político” - destacou Serys.

 

Serys segue para a Itália na próxima terça feira, após participação na Conferência Latino Americana da Mulher, que contará com a presença do presidente Lula, em Brasília.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114