Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Segunda, 02 de agosto de 2010, 16h02

Com cassação de Henry, começa mudança no cenário político, diz Valtenir


Com um histórico de vida marcado pela luta pelo cumprimento da justiça, o deputado federal Valternir Pereira (PSB) defende que “a aprovação da lei ficha limpa deve alterar drasticamente o cenário político do país e do estado de Mato Grosso”.

A lei que proíbe a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz), aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é resultado de uma mobilização popular que obteve quase dois milhões de assinaturas em todo o país e vale para as eleições deste ano.

O deputado Valtenir que votou pela aprovação da lei, enfatiza que, como defensor público, apóia toda e qualquer legislação que permita ampliar o debate e fazer com que a população volte a acreditar no gestor público: “O Ficha Limpa encerrou um jejum de quase cinco anos sem que um movimento de iniciativa popular fosse convertido em lei no Congresso Nacional. A Constituição de 1988 assegurou aos eleitores o direito de apresentar projetos de lei de iniciativa popular, com propostas elaboradas pela própria sociedade. A última medida levada ao plenário legislativo e convertida em norma legal foi a que criou o Fundo Nacional de Habitação, em 2005.” – reforça o federal.

Em Mato Grosso, o primeiro político a “estrear” a lei ficha limpa foi o candidato a deputado federal Pedro Henry (PP). Cassado por compra de votos na eleição de 2006, Henry teve o registro indeferido pelo TRE, devido sua condenação: “Pedro Henry é o primeiro de Mato Grosso a ser punido com base na Lei Complementar 135 e que está fora da disputa eleitoral. A decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral foi unânime, já que sua situação jurídica é complicada. Acredito que a aprovação da lei ficha limpa deve alterar drasticamente o cenário político do país e do estado de Mato Grosso, ao fazer com que a justiça prevaleça.” – analisou o deputado, candidato à reeleição.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114