Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Quarta, 12 de abril de 2023, 14h47

Sema-MT debate PL do Licenciamento Ambiental com a senadora Tereza Cristina


.

A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, apresentou, nesta terça-feira (11.04), à senadora Tereza Cristina, contribuições ao Projeto de Lei 2159/2021, que trata da Lei Geral do Licenciamento Ambiental. A reunião ocorreu em Brasília (DF) e contou com a participação de outros secretários estaduais de Meio Ambiente.

Conforme a secretária Mauren Lazzaretti, que também presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais (Abema), o objetivo central da agenda foi contribuir com a proposta de lei, apresentando a visão e experiência prática dos estados como executores do licenciamento ambiental.

"Hoje, no cenário brasileiro, 90% do licenciamento está a cargo dos estados. Com isso, temos o maior desafio, mas também a maior bagagem de aprendizado com os erros e acertos ao longo dos mais de 30 anos de evolução do licenciamento ambiental", explica Lazzaretti.

A secretária destaca que é consenso entre os estados que é importante "fazer mais com menos". "O uso da tecnologia para intensificar o monitoramento, e a compatibilização do esforço do Estado com o potencial impacto precisam ser contemplados no PL", avalia a gestora. Com isso, maiores empreendimentos devem ter mais atenção do Estado, e maior monitoramento.

Outro ponto defendido pelos secretários de Meio Ambiente é que o licenciamento não tenha caráter cartorário. Sem o devido monitoramento das atividades licenciadas, o processo de emissão da licença teria caráter burocrático, por consequência, menos efetivo no controle ambiental.

Como relatora da proposta no Senado, Tereza Cristina destaca a importância dos apontamentos levados pelos secretários. "Estamos no arremate do PL e queremos ouvir os pontos de divergência e discutir isso junto com a equipe técncia", afirma.

Conforme o secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, os apontamentos são de secretários estaduais de todas as regiões brasileiras, contemplando diferentes perspectivas técnicas.

O grupo de trabalho da Abema analisou em profundidade a proposta de legislação, irá se reunir com a equipe técnica parlamentar e participar das audiências públicas. A Abema representa 48 entidades estaduais de Meio Ambiente do país.

PL do Licenciamento
O Projeto de Lei 2159/2021 estabelece normas gerais para o licenciamento de atividade ou de empreendimento utilizador de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidor ou capaz de causar degradação do meio ambiente.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114