Cuiabá | MT 27/04/2024
Política MT
Terça, 18 de abril de 2023, 09h14

Governador e primeira-dama de MT lançam SER Família Capacita com investimento de R$ 68,7 milhões


.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lançaram, nesta segunda-feira (17.04), o programa de qualificação profissional para mato-grossenses da baixa-renda, o SER Família Capacita. O programa oferecerá gratuitamente 50 mil vagas para cursos de 75 diferentes profissões e terá como parceiro o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai).

Ao todo, serão formadas 2,5 mil turmas distribuídas nos 141 municípios. Para a realização das capacitações, o Governo de MT investirá R$ 68,7 milhões em dois anos.

O governador ressaltou que Mato Grosso vive um momento importante de sua história e trajetória, com uma janela de oportunidades, construída em conjunto entre poderes públicos e o povo mato-grossense, que permitirá o crescimento contínuo do Estado.

“Vamos fazer com que essa oportunidade que temos, com o crescimento de Mato Grosso, continue sendo vivenciada e que, nos próximos anos, possa ser sinônimo de desenvolvimento. Que Mato Grosso cresça, que a economia cresça, que o agronegócio cresça, mas que as pessoas possam experimentar o verdadeiro sentido do que é desenvolvimento. Queremos um Estado em que haja igualdade, oportunidades, que as pessoas verdadeiramente tenham orgulho de dizer que vivem em Mato Grosso, que fazem parte de seu presente e seu futuro”, destacou Mauro Mendes.

Idealizadora do programa, a primeira-dama Virginia Mendes contou estar muito feliz por essa conquista, que é de todos os mato-grossenses. “O programa SER Família Capacita vai mudar a vida das pessoas que mais precisam e têm o sonho de atuar em alguma profissão, porém, na maioria das vezes não consegue pagar pela qualificação. Quando começamos a tratar sobre uma maneira de ajudar na capacitação profissional, a primeira coisa que veio à minha mente foi: tem que ser algo que de fato atenda tanto a necessidade das pessoas quanto do município em questão, e aí está o maior programa de capacitação profissional da história do nosso estado”, pontuou ela.

A secretária interina de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, destacou que o foco do programa é chegar a todas as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso foco principal é levar essa oportunidade a milhares de mato-grossenses. Estamos trabalhando para que o programa Ser Família seja implementado e traga esperança e respeito a cada uma dessas pessoas, para que possamos ter uma sociedade cada vez melhor, mais igualitária e mais justa”, frisou ela.

Para o diretor regional do Senai, Carlos Braguini, o SER Família Capacita é um valioso programa de transformação de vidas. Ele avaliou o programa como inovador. “Serão 15 mil horas de formação, com a participação de dois mil profissionais, entre colaboradores do Senai, prefeituras e Governo Estadual. É um exército de gente com propósito de ajudar na agenda de prosperidade que o Estado vive”, comentou.

A senadora Margareth Buzetti ressaltou que o programa é uma iniciativa extremamente importante para os municípios de Mato Grosso.
“O Ser Família Capacita é o mais importante programa de Mato Grosso, pois a família precisa de renda e nós precisamos reestruturar as famílias, de todas as formas, emocionalmente e financeiramente, para que tenhamos uma sociedade muito melhor”, ressaltou.

Já o deputado federal Fábio Garcia lembrou que o grande desafio para os próximos anos é mão de obra qualificada para a manutenção do crescimento do Estado. “De todos os programas do Governo, hoje está sendo lançado o mais importante, que é o SER Família Capacita. Não há melhor programa social do que o próprio emprego, a independência de cada pessoa”, reforçou.

Também presente no evento de lançamento, o deputado estadual Max Russi destacou que o lançamento de 50 mil vagas de qualificação é um número emblemático e avaliou que a meta é ver as famílias saindo do Programa já com a renda melhorada e conseguindo cuidar da casa e da família. “Esse é um dos maiores desafios. Precisamos buscar esse algo a mais para realmente abraçar essas famílias, cuidar dessas famílias. Fazer a política pública que vai realmente dar resultado”, disse o deputado.

Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o SER Família Capacita vem ao encontro do anseio das demandas dos municípios e se destaca por criar mecanismos para que as famílias tenham oportunidades de serem inseridas no mercado de trabalho. “Quero parabenizar o governador por fazer uma política fiscal justa que avançou no estado. Agora precisamos olhar para as pessoas que mais precisam”, comentou a prefeita.

Também participaram do evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o senador Wellington Fagundes, a deputada federal Coronel Fernanda, os deputados estaduais Beto Dois a Um e Reck Júnior, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Augusto Roveri (Segurança Pública), Laice Souza (Comunicação), Jordan Espíndola (Gabinete), Teté Bezerra (Agricultura Familiar), Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer), a diretora geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e o comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Mendes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114