Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Terça, 19 de abril de 2011, 07h51

AL ajuda mais o governo fazendo contrapontos, diz Riva


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), concedeu entrevista ontem (18.04) ao programa Cidade Independente da rádio Cidade, 94.3 FM, comandado por Edivaldo Ribeiro, com participação de Dirceu Carlindo. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre as ações do Legislativo com relação ao Governo e também a respeito da possibilidade de mudar para uma nova sigla: o Partido Social Democrático (PSD).

“Essa nova composição do Parlamento, em que pese a renovação não foi tão grande assim (são apenas 10 deputados novos), ajuda muito mais o governo fazendo um contraditório e contraponto sério”, declarou Riva, citando que a Casa de Leis neste ano já derrubou um decreto da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as licenças emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para concessão de usinas. “Este é um setor que gera divisa para o estado e que está perdendo credibilidade. A Assembleia dará uma grande contribuição para aperfeiçoar a legislação. Temos a obrigação se não de acabar, pelo menos inibir a especulação nesta área”, aponta.

O deputado também citou a auditoria na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na qual foi contratada a empresa Price Auditória. “É uma empresa séria e de renome no mercado que fará uma auditoria acima de qualquer suspeita”. Ainda citou como contraponto a discussão sobre mobilidade urbana envolvendo o Bus Rapid Transit (BRT) e outros modais de transporte sobre trilhos.

“Quando a Assembleia faz esse contraponto, às vezes, é mal entendida. Corremos risco de chegar em 2014 e lamentar o que não foi feito. A nossa defesa é por um modelo moderno. Não é possível que queiramos em Cuiabá, com ruas apertadas, um modelo central como o BRT ao invés de um sistema mais correto e limpo. O BRT pode ser importante para alimentar o sistema central”, afirma Riva lembrando que na última reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB), os 16 deputados presentes defenderam o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Neste sentido, reafirmou as vantagens do VLT que só renova a frota a cada 30 anos e o BRT em sete anos. “O BRT será um sistema saturado em três anos e muito mais caro. E sobre o preço da passagem, primeiro, que não teve vontade política de fazer um estudo mais aprofundado. À época, cobrei o Blairo Maggi (governador) umas sete vezes e depois fiz uma audiência pública”, destacou o deputado citando que há 10 anos o então prefeito Roberto França quis implantar o VLT.

POLÍTICA – Sobre a assinatura apoiando a fundação do PSD, mais uma vez afirmou que não significa desfiliação. Argumentou que é a oportunidade de reunir o grupo de companheiros que estão em outros partidos, sem que estes percam o mandato. “Além de evitar um problema numa futura eleição de prefeito. Por exemplo, em Colniza temos como companheira a prefeita Nelci Capitani, do DEM, e se sair um candidato do PP lá, como faço para apoiá-la?”, indaga.

José Riva disse que ainda não decidirá seu futuro político sem antes consultar a sua base. “Tenho, no mínimo, 200 pessoas para conversar. Quero fazer isso até o final do próximo feriado. É difícil tomar uma decisão sozinho. Tem que ser respaldada pela maioria para depois não termos problema de consolidar o partido”. Se for criado, o PSD surge em Mato Grosso com mais de 30 prefeitos, mais de 300 vereadores e com uma bancada de cinco ou seis estaduais, e dois federais, sendo um dos três maiores do estado.

A cerca do seu relacionamento com o deputado federal Pedro Henry, atual secretário de Estado de Saúde, disse que não há divergências. Porém, em sua opinião, Henry enquanto secretário iniciou o processo de discussão do novo modelo de gestão pelas Organizações Sociais (OS) de forma errada, pois ele necessitaria do apoio dos médicos e conselho para evitar os atuais conflitos.

Questionado sobre a situação política de Várzea Grande, no qual o prefeito Murilo Domingos foi afastado do cargo, Riva disse que é necessária a Câmara e a Prefeitura para que o município não seja prejudicado. “O que mais a cidade precisa hoje é de unidade na classe política”, opinou Riva afirmando que convidou o vice-prefeito Tião da Zaeli (PR) para ingressar no PSD.

Riva ainda disse que não decidiu sobre a possibilidade de disputar um cargo majoritário. Afirmou que pretende dar uma contribuição a Mato Grosso, ajudar os companheiros a fundar um partido forte. “Estou fazendo uma reflexão na política. Não tenho mais pretensão de ser deputado estadual. São 26 anos de política, sendo 20 anos ininterruptos como estadual”, concluiu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114