Cuiabá | MT 01/05/2024
Política MT
Terça, 06 de setembro de 2011, 18h08

Éder Moraes será o responsável pelo modal de transporte


O presidente da Agência de Execução das Obras da Copa do Pantanal – Agecopa -, Éder Moraes, publicou uma portaria reduzindo as atribuições da Diretoria de Infraestrutura, comandada pelo ex-deputado Carlos Brito.

A justificativa de Éder para a transferência de algumas responsabilidades da diretoria comandada por Carlos Brito é de que existe uma grande quantidade de obras a serem executadas, o que sobrecarrega a Infraestrutura. A portaria ainda transfere para a presidência da Agecopa os engenheiros Marcelo de Oliveira Silva e Rafael Detoni Moraes, antes vinculados a diretoria de Infraestrutura.

Pela portaria, Brito ainda ficará responsável pelos serviços de construção da Arena Multiuso, obras de desbloqueio, implantação dos Centros de Treinamento de Várzea Grande (Pari) e da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Outros serviços da diretoria foram divididos para a diretoria de Assuntos Estratégicos e a própria presidência da Agecopa.

Para a diretoria de Assuntos Estratégicos, sob comando de Yuri Bastos Jorge, foram designadas as atribuições de execução da obras construção do FIFA FAN FEST, que será construído na área do Parque de Exposições de Cuiabá, além da realização de eventos culturais, esportivos e de entretenimento para a Copa. Além disso, a diretoria ficará responsável pela transmissão dos jogos oficiais da FIFA, por meio de telões.

Já para a presidência foi transferida a responsabilidade de implantação do modal de transporte coletivo, principal ponto de divergência entre Éder e Brito. Enquanto o presidente defende que a capital adote o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o diretor de infraestrutura quer o BRT (Ônibus de Transito Rápido). Além disso, caberá ainda a presidência da Agecopa a execução e acompanhamento da obras do entorno da Arena Multiuso (Verdão), ampliação da mobilidade e acessibilidade urbanas na Região Metropolitana e a implantação de Centro Oficial de Treinamento do CPA.

Ficará ainda sob a presidência da Agecopa a responsabilidade de articular as ações de segurança para a Copa do Mundo 2014.

Confira a ínegra da portaria: PORTARIA N° 060/2011/AGECOPA

Dispõe sobre as atribuições da Diretoria de Infraestrutura da AGECOPA e dá outras providências.

O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA ESTADUAL DE EXECUÇÃO DOS PROJETOS DA COPA DO PANTANAL - FIFA 2014 - AGECOPA, no uso das atribuições legais que lhe confere o artigo 7º da Lei Complementar nº 425, de 07 de junho de 2011, e o inciso VI do artigo 17 do Regimento Interno aprovado pela Resolução nº 03, de 03 de maio de 2010.

Considerando a necessidade de reestruturação das atribuições das Diretorias da AGECOPA, em especial da Diretoria de Infraestrutura, devido a grande quantidade obras a serem executadas;

Considerando a necessidade de cumprir os compromissos assumidos com a FIFA para execução dos projetos necessários à realização da Copa do Mundo - FIFA 2014; RESOLVE:

Art. 1º Determinar a transferência para a Presidência das atribuições de execução e acompanhamento da obras do entorno da Arena Multiuso, ampliação da mobilidade e acessibilidade urbanas na Região Metropolitana, implantação do sistema modal de transporte coletivo, implantação de Centro Oficial de Treinamento do CPA, articular junto a todos os Órgãos e Entidades envolvidas, a execução das ações de segurança de todos os envolvidos na Copa do Mundo.

Art. 2º Determinar a transferência para a Diretoria de Assuntos Estratégicos as atribuições de execução da obras construção do FIFA FAN FEST, bem como assegurar a realização de eventos culturais, esportivos e de entretenimento, inclusive a transmissão dos jogos oficiais da FIFA, por meio de telões, conforme especificações técnicas definidas;

Art. 3º As atribuições de construção da Arena Multiuso, obras de desbloqueio, implantação dos Centros de Treinamento de Várzea Grande (Pari) e da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT permanecem sob a responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura da AGECOPA.

Art. 4º Determinar que todos os fiscais de obras designados para fiscalização das obras contratadas pela AGECOPA, relacionadas à Copa do Mundo, deverão se reportar a esta Presidência.

Art. 5º Ficam vinculados à Presidência os assessores técnicos Marcelo de Oliveira Silva e Rafael Detoni Moraes.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Registrada, Publicada, cumpra-se. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114