Cuiabá | MT 01/05/2024
Política MT
Sexta, 16 de setembro de 2011, 18h06
Sem limite

Eder ignora Riva e enfrenta Silval pela demissão de Carlos Brito



Eder Moraes inaugura painel em frente a Agecopa: ausência do governador Silval Barbosa (Foto: Cecília Gonçalves)

Alberto Romeu
PlantãoNews

A crise na direção da Agecopa se agravou com a postura do presidente Eder Moraes em não contemporizar com o diretor de Infraestrutura do órgão, Carlos Brito. No início do mês, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, Carlos Brito questionou a falta de transparência administrativa de Eder Moraes em relação a definição ao modelo de transporte coletivo de massa da população, acusando o presidente de “esconder” informações dos demais diretores, ato em que Eder assume tal postura alegando ser prerrogativas da presidência. Uma reunião hoje com o governador Silval Barbosa – onde participariam os três, porém Eder se esquivou da presença -, não apontou para qualquer equilíbrio no relacionamento da direção do órgão.

O embate entre ambos está pela definição do modelo de transporte de massa para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande onde o governo do Estado passou a defender o sistema VLT (metrô de superfície), substituindo o sistema BRT (ônibus articulados). Brito disse há pouco que não é contra o sistema VLT, mas sim a forma que o presidente da Agecopa está conduzindo o assunto, sem repassar para os demais membros da instituição – em especial Brito que é diretor de Infraestrutura e que manifesta preocupação quanto ao preço final da passagem para o cidadão.

Um vídeo postado pelo jornalista Enock Cavalcanti mostra a postura de Eder Moraes numa conduta individualista, ignorando transparência a diretoria do órgão. Afirmando que “sou homem do embate, homem do debate”, Eder foi incisivo em afirmar que “existem decisões da Agecopa que estão em níveis estratégicos e a presidência sabe estratificar quando deve chegar a cada diretor, ou não”. De dedo em riste, frisou que “eu tenho a prerrogativa de chamar todas essas obras para a presidência se assim desejar”. Tal conduta que também vinha sendo praticada pelo ex-diretor Adilton Sachetti e motivo de confronto entre os diretores.

Numa linha de endurecimento, Eder Moraes baixou portaria restringindo a atuação de Carlos Brito a Arena Pantanal e esvaziando sua pasta.

Desde o início do embate o presidente da Assembleia, José Riva, tem conclamado o bom-senso entre as partes, fazendo apelos ao próprio governador Silval Barbosa nesse sentido. Entretanto, alheio as colocações Eder tem ocupado espaço nos meios de comunicação afirmando taxativamente pela demissão de Carlos Brito, alegando incompatibilidade administrativa. Por sua vez, José Riva reafirmou várias vezes que “na truculência não vão tirar o Brito”.

Apesar de mais de quatro horas de reunião entre o governador Silval Barbosa e Carlos Brito, o governo não se emitiu nenhum posicionamento a respeito, e a questão deve se estender para a próxima semana.

Última hora: A inauguração do marco contabilizando os mil dias para a abertura da Copa do Mundo no Brasil ocorreu hoje em frente a Agecopa, na avenida Lavapés, em Cuiabá. O presidente da entidade, Eder Moraes, participou do ato em estado aparentemente isolado do staff de diretores. Nem mesmo o governador Silval Barbosa compareceu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114