Cuiabá | MT 27/04/2024
Política MT
Segunda, 02 de janeiro de 2012, 07h26

Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas já apresenta resultados positivos


Lançado oficialmente pelo governo do Estado no dia 23 de novembro de 2011, o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas já apresenta resultados positivos. Conforme o secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Genilto Nogueira, os resultados estão acima do esperado. “As ações têm surtido efeito e estamos alcançando nossos objetivos, atuando na repressão ao comércio de entorpecentes, prevenção, tratamento e financiamento destas ações. Este é um plano pioneiro no Brasil no que se refere ao chamamento da sociedade para enfrentar às drogas”, afirmou.

Para Genilto, que também preside o Comitê Gestor, o governo do Estado está trabalhando de forma integrada com entidades parceiras, como o Exército, Marinha, Aeronáutica, Agência Brasileira de Inteligência (Abim), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Mato Grosso, Lions, Maçonaria, entidades religiosas, sindicatos, entre outros.

Além das 6 Secretarias estaduais que já integram o Plano, outros setores também irão participar, disse Genilto, antecipando que “a Ouvidoria Geral do Estado, por exemplo, disponibilizará uma linha telefônica, o número 161, para a sociedade fazer denúncias na área de repressão e solicitar tratamento para seus entes, em 2012. A Secretaria de Esportes e Lazer também desenvolverá ações”, informou.

A presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT), Ana Elisa Limeira, destaca que uma das principais ações desenvolvidas em 2011 foi a disponibilização de cerca de 200 vagas para o atendimento aos usuários de álcool e drogas através das comunidades terapêuticas. São 12 instituições que estão cadastradas, credenciadas e habilitadas para ofertar estas vagas, distribuídas em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Campo Verde. “Nossa meta para 2012 é ampliar o número de vagas e também contratar mais instituições”, disse.

Para Elisa, outro avanço importante foi a criação do Fundo Estadual sobre Drogas, que facilitará a aplicação de mais recursos nas ações de prevenção, tratamento e pesquisa no uso indevido de drogas, e a realização dos 15 Fóruns Regionais sobre Drogas, que aconteceram de maio a novembro de 2011. “Nestes eventos, coletamos sugestões para criar a Política Estadual sobre Drogas, no Fórum Estadual, realizado em dezembro”.

A presidente do Conen/MT também salienta que está sendo realizada uma campanha, em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação, para divulgar o telefone 08006471222. “Através deste número, os interessados podem ter acesso ao tratamento ofertado pelas comunidades terapêuticas. O telefone funciona no período comercial (8h às12h e 14h às 18h), em dias úteis”, informa Elisa. A campanha também mostra para a sociedade a importância da família para o tratamento e atendimento aos usuários de álcool e drogas. “Quando um indivíduo está com problema de drogas, toda a família adoece. Isso é uma responsabilidade que não é apensa do estado, mas de toda a sociedade”, afirma Elisa.

O PLANO

O Plano de Enfrentamento às Drogas foi instituído pelo Decreto 718 do Executivo Estadual, publicado no Diário Oficial, em 26 de setembro de 2011. Ele apresenta 44 ações de enfrentamento à questão das drogas, distribuídas em quatro eixos: prevenção e educação; atenção ao usuário e dependente; repressão ao tráfico; e financiamento das ações.

Participam do Plano e integram o Comitê Gestor as Secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública (SESP), Educação (Seduc), Saúde (SES), Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Comunicação Social (Secom). Estas Secretarias deverão destinar 1% do montante total dos recursos para a elaboração, implementação e execução das ações do plano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114