Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Quarta, 01 de fevereiro de 2012, 17h57

Cerca de mil haitianos já deixaram o Acre em busca de oportunidades em outros estados


Pouco mais de mil haitianos já deixaram o Acre e migraram para outros estados. A informação é do governador do estado, Tião Viana, que esteve reunido no Ministério do Planejamento com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz.

“O governo da presidenta Dilma [Rousseff] tem sido muito solidário, tem transferido apoio. Temos buscado oportunidades de trabalho digno para essas pessoas. Eles têm migrado [para outros estados] e têm achado oportunidades”, disse.

Ele disse ainda que entre os assuntos tratados com o secretário do PAC, está a construção de 13 mil casas nos municípios do estado e na capital. Além disso, eles conversaram sobre o andamento das obras do PAC no Acre.

No início deste ano, o governo brasileiro limitou a entrada de cidadãos haitianos no país depois de o excesso de imigrantes ter causado problemas nas cidades de Brasileia (AC) e Tabatinga (AM) por elas não terem condições de atender ao aumento repentino da população.

O governo brasileiro vai conceder anualmente 1,2 mil vistos a imigrantes haitianos, sem exigência de vínculo empregatício. Cada visto permite ao cidadão haitiano trazer a mulher, marido ou companheiro, pai e mãe, além dos filhos com menos de 24 anos, desde que sejam solteiros, estudantes e dependentes financeiramente. O estrangeiro que entrar no Brasil sem visto corre o risco de ser deportado. 

Em Mato Grosso, 29 haitianos já estão instalados em Nossa Senhor da Guia, distrito de Cuiabá, distante cerca de 30 km da Capital. Eles estão em busca de emprego e, segundo a Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso, basta o empregador certificar-se quanto ao visto de trabalho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114