Cuiabá | MT 02/05/2024
Política MT
Quarta, 09 de maio de 2012, 16h56

Caso Cachoeira: Primeiro depoimento na CPMI ocorre de portas fechadas


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) encarregada de investigar as relações de agentes públicos e privados com o bicheiro Carlinhos Cachoeira decidiu, nesta terça-feira (08.05), realizar de forma fechada os depoimentos dos delegados da Polícia Federal e procuradores da República convocados.

O colegiado aprovou, por 17 votos favoráveis e 11 contrários, requerimentos de autoria do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO).

Durante a sessão, o senador Pedro Taques (PDT-MT) votou a favor da medida, no entanto, fez algumas ponderações. Para ele, a publicidade de determinadas informações relacionadas às investigações, que ainda estão em andamento, podem prejudicar o trabalho dos delegados e procuradores.

"O delegado, como servidor público da União, tem o direito de decidir se seu depoimento deve ser ou não sigiloso. Minha preocupação é que as informações aqui reveladas nas oitivas prejudiquem as investigações ainda em andamento", afirmou o mato-grossense.
Pedro Taques observou que a Operação Monte Carlo, por exemplo, possui desdobramentos como a investigação de suspeitos do crime de lavagem de dinheiro. Por outro lado, o parlamentar frisou que esta é uma exceção que não deve ser aplicada aos demais depoentes na Comissão. "A regra é a publicidade dos fatos e das investigações”, finalizou.

DEPOIMENTOS - Na tarde desta terça, os membros da CPMI do Caso Cachoeira colhem, de portas fechadas, o depoimento do delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela Operação Vegas.

Nesta quinta-feira (10.05), senadores e deputados federais devem ouvir o delegado responsável pela Operação Monte Carlo, Matheus Mella Rodrigues. No mesmo dia também estão previstos os depoimentos dos procuradores da República Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela investigação da Operação Monte Carlo. Conforme o requerimento aprovado hoje pelos parlamentares, esses depoimentos também serão fechados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114