Cuiabá | MT 22/09/2024
Política MT
Quarta, 11 de julho de 2012, 16h38

Ministra Gleisi Hoffmann se compromete em analisar transferência de área dos Suiá Missú


Brasília/DF - O governador Silval Barbosa e o deputado Estadual Baiano Filho se reuniram nesta quarta-feira, 11.07, com a ministra da Casa Civil, Glesi Hoffmann para discutir uma solução para o conflito agrário envolvendo produtores e xavantes que disputam cerca de 168 mil hectares remanescentes da Gleba Suiá Missú, atua reserva Marawatsede, em Alto Boa Vista.

“O que nós queremos é dar uma solução para o que foi aprovado em lei. A ministra deu o encaminhamento para todas as nossas demandas e temos certeza que chegaremos a um acordo”, disse o governador, que ainda apresentou à ministra a situação dos moradores da gleba Maika e ainda pediu o apoio do Governo Federal a projetos para o desenvolvimento de Mato Grosso.

Segundo o governador, a ministra se mostrou sensível as solicitações do Estado, e solicitou à Auditoria Geral da União (AGU) que entenda o lado social e que a regularização fundiária da área seria a melhor solução. Gleisi também buscou sensibilizar a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, com as autoridades mato-grossenses se reunirão logo mais às 17h.

Em maio deste ano, o governador Silval Barbosa apresentou ao Ministério da Justiça a proposta de transferência dos Xavantes para a área do Parque Estadual do Araguaia, uma faixa de terra com mais de 220 mil hectares, banhada pelos rios das Mortes e Araguaia.

Baiano, que assumiu a interlocução entre Governo do Estado, produtores e indígenas, afirmar estar preocupado com o clima entorno da disputa, inflamado após as ultimas decisões judiciais obrigando os produtores a se retiraram da área. “Permaneci no local do protesto durante os sete dias de fechamento da BR-158 e posso afirmar, os ânimos estão inflamados, precisamos que o Governo Federal tenha bom senso, estamos falando dos direitos indígenas, mas por outro lado também temos cerca de 5 mil pessoas que dedicaram mais de 30 anos de suas vidas produzindo naquela área, precisamos de respeito e bom senso”, desabafou o deputado Baiano.

Também acompanharam o governador durante a reunião, os deputados federais Wellington Fagundes, Valtenir Pereira e Eliene Lima.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114