Cuiabá | MT 26/04/2024
Polícias
Sábado, 30 de março de 2019, 14h13

Proprietários rurais sofrem com crimes na região sul de MT


O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), na manhã desta sexta-feira (29), se reuniu na sede do Sindicato Rural de Rondonópolis com representantes da gestão municipal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), policiais civis e militares e produtores rurais para discutir a criminalidade que atinge a população da zona rural que pertence à região sul de Mato Grosso.

O maior interesse dos criminosos está no roubo e furto de defensivos agrícolas e caminhonetes. De acordo com o tenente-coronel Handsson, há exatamente dois anos foi implantada pela polícia militar a patrulha rural, que é um policiamento especializado feito pela força tática. “As propriedades foram mapeadas para atuação de forma repressiva e preventiva”, destacou o militar.

Handsson explicou que o Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), que atende todas as instituições da segurança pública de Mato Grosso, aponta que houve a redução da atuação de criminosos nas propriedades rurais com a implantação da patrulha, como também,o uso de grupo de whatsapp para atendimento policial que facilita a troca de informações com os moradores.

O deputado Claudinei acredita que a criminalidade esteja ligada a presos do sistema prisional. “Temos que usar o whatsapp como ferramenta para inteligência e auxiliar no trabalho policial. Temos que nos preocupar com os crimes organizados, com as facções criminosas que só ganham poder dentro das penitenciárias. Estes assaltos de caminhonetes são organizados dentro delas”, explicou.

Comando Itinerante - Para intensificar a segurança na área rural, será lançado o projeto Comando Itinerante, que fará o policiamento em determinadas áreas com base nos índices criminais, por meio de vans da polícia militar em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, conforme informações do tenente-coronel Cândido.

GCCO – A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) é a responsável em investigar estes casos que ocorrem na zona rural. “É preciso descentralizar a atuação do GCCO, pelo menos nas principais regionais que acontecem mais roubos e furtos de defensivos agrícolas e crimes na região rural. Estamos fazendo um estudo junto com a nossa assessoria jurídica para fortalecer as investigações nas regionais. Se tornar um projeto de lei estadual, alterando o estatuto, o governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública também vão ter que reforçar as investigações, lotando mais pessoal para fazer uma equipe especializada”, comentou o deputado.

O parlamentar se comprometeu em realizar os contatos necessários com as esferas estadual e federal para solucionar a situação enfrentada pela população da zona rural da região sul de Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114